É na Blair House que o presidente Lula (PT) vai se hospedar durante a estadia em Washington DC. Lula viajou nesta quinta-feira (9) para os EUA. Ele vai se encontrar com o presidente Joe Biden.
É comum que líderes estrangeiros em visita aos EUA sejam hospedados lá —Jair Bolsonaro (PL) também ficou na Blair House em 2019.
Imagem da fachada da Blair House em 2022 — Foto: Andrew Harnik/AP
A Blair House fica em na Avenida Pensilvânia, e está sob vigilância constante do Serviço Secreto dos EUA, que também fornece segurança para o presidente e o vice-presidente onde quer que estejam.
Recentemente, a casa foi ampliada, com a incorporação de três propriedades adjacentes.
O complexo tem 5.600 metros quadrados, aproximadamente 109 quartos, incluindo 15 de hóspedes. Cada quarto tem um banheiro completo. São três salas de jantar, duas salas de conferências, duas cozinhas, um salão de beleza, uma sala de ginástica e uma lavanderia. Tem uma equipe de 18 funcionários em tempo integral.
A Blair House original foi construída em 1824 por Joseph Lovell, um cirurgião do Exército, e, posteriormente, vendida ao jornalista Francis Preston Blair. A família Blair vendeu a casa para o governo dos EUA no início dos anos 1940, e a residência foi transformada na casa de hóspedes oficial do presidente.
Imagem sem data de um ambiente no interior da Blair House — Foto: Reprodução/Blairhouse.org
Naquela época, a Casa Branca estava superlotada de convidados, incluindo membros do Estado-Maior, conselheiros, políticos, líderes estrangeiros e outros, enquanto o país se preparava para a Segunda Guerra Mundial. Todos esses convidados estavam fazendo lobby para se encontrar com o presidente Franklin D. Roosevelt.
O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, chegou a vagar pelos corredores da Casa Branca de madrugada em busca de Roosevelt, o que irritou a então a primeira-dama, Eleanor Roosevelt infeliz.
Em 1942, o Departamento de Estado dos EUA (o órgão equivale a um ministério de relações exteriores) começou a alugar a Blair House, e depois comprou a casa e tudo que havia nela.
Líderes estrangeiros e futuros presidentes dos EUA gostaram das acomodações.
O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden dormiram na Blair House na véspera de sua posse em 20 de janeiro. O ex-presidente George W. Bush e sua esposa, Laura, ficaram lá em 2018, quando retornaram à capital do país para o funeral do pai de Bush, o ex-presidente George H.W. Bush.
Imagem sem data de um dos cômodos da Blair House, na cidade de Washington DC, nos EUA — Foto: Reprodução/Blairhouse.org
Mais recentemente, a vice-presidente Kamala Harris ocupou a casa, porque a residência oficial dos vices dos EUA estava em reformas.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)