G1 Mundo

A eleição que foi decidida em jogo de dados nos EUA

today8 de abril de 2023 6

Fundo
share close

Depois que Rob Zoschke e Nate Bell receberam 256 votos cada um para ser o presidente do conselho da vila Sister Bay Village, a disputa foi para o desempate.

A funcionária do vilarejo, Heidi Teich, disse aos candidatos que a eleição seria decidida por meio de um jogo de azar de acordo com o código eleitoral do Estado de Wisconsin.

Prédio de Sister Bay Village, no estado de Wisconsin — Foto: Reprodução/Google Maps



O resultado foi 6 a 2 a favor de Bell, eliminando o atual conselheiro Zoschke.

“Isso atraiu muito interesse porque é uma coisa muito incomum”, disse Teich à BBC. “Uma eleição ser resolvida com um jogo de criança é algo único.”

Após o término da votação, a funcionária da aldeia enviou uma imagem da contagem final para ambos os candidatos.

“Estou vendo isso direito?”, lembra Bell de ter pensado ao ver a contagem empatada em 256 votos para cada candidato.

Uma partida de dados foi apenas uma das opções que o conselho de três membros considerou para desempatar a disputa.

Outras possibilidades eram as seguintes: tirar o nome do vencedor de um chapéu ou de um canudo, cortar um baralho, ou jogar uma moeda para o alto.

Mas os conselheiros finalmente decidiram que uma partida de dados era o método mais justo.

“Eles achavam que se você jogasse uma moeda e um candidato escolhesse um lado, o outro candidato não teria outra opção a não ser escolher o outro lado”, disse Teich. “Com os dados, ambos participam de alguma maneira.”

Nenhum dos candidatos pôde comparecer pessoalmente à final da votação. Zoschke assistiu ao estranho evento por meio da plataforma Zoom.

Meia dúzia de apoiadores procuraram Zoschke lamentando sua derrota, conta ele. Um lamentou que sua filha adolescente não pôde votar devido a uma consulta médica fora da cidade. Outro não conseguiu sair do trabalho antes do fechamento das urnas.

“Acredito que meu oponente recebeu as mesmas ligações”, disse Zoschke.

Ele disse que não reclamaria do processo. Ele, no entanto, observou que 78 eleitores curiosamente optaram por não selecionar nenhum dos candidatos.

Zoschke não tem intenção de pedir uma recontagem dos votos.

“Não fico preso a uma votação aqui ou ali porque houve 256 pessoas que votaram no outro cara”, disse ele. “Estou em paz.”

Já Nate Bell pediu para guardar os dados como lembrança da “imprevisibilidade da vida”.

“É muito cedo agora, mas espero que algum dia Rob e eu possamos nos reunir e fazer algum evento de caridade jogando dados”, disse Bell à BBC.

A eliminatória foi uma das coisas mais emocionantes que aconteceram na pequena cidade de 1.160 habitantes perto da fronteira do Wisconsin com o Canadá. A vila é conhecida na região por abrigar uma marina e um restaurante com cabras em um telhado coberto de grama.

“Nunca imaginei que receberíamos tanta atenção aqui”, disse Teich.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-repressao-de-ortega-impede-celebracoes-da-semana-santa-na-nicaragua

G1 Mundo

Como repressão de Ortega impede celebrações da Semana Santa na Nicarágua

"Grande parte da população é católica e muito devota. Por isso, essas procissões e festas têm um grande valor religioso, mas também cultural", explica Désirée Reder, pesquisadora do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais (Giga), sediado em Hamburgo. "Muitas pessoas estão indignadas e chateadas com a proibição. Mas ela também desperta medo e mostra como a liberdade é limitada no país. Acho que também é um sinal que o […]

today8 de abril de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%