G1 Mundo

A tragédia do submarino que desapareceu mais de 100 anos depois do naufrágio do Titanic

today23 de junho de 2023 8

Fundo
share close

Em abril de 1912, o navio Titanic chocou-se contra um iceberg e desapareceu no Atlântico Norte. No naufrágio, 1.514 pessoas morreram.

Após 111 anos da tragédia, turistas pagaram mais de R$ 1 milhão para entrar em um pequeno submarino para ir ver os destroços do Titanic no fundo do mar.

Com 5 pessoas a bordo, a expedição começou em 16 de junho de 2023, partindo de Newsfoundland, no Canadá.

Como o submarino não é autônomo, o veículo teve de ser carregado por uma embarcação, na superfície do mar, por 643 km, até chegar ao ponto do “mergulho”.

Dois dias depois, em 18 de junho, o submarino iniciou a descida de 3,8 km até os destroços do Titanic. Pela previsão, seriam 2 horas de percurso.



Quando 1 hora e 45 minutos haviam se passado, a comunicação foi perdida, e o submarino desapareceu.

Começaram, então, as desafiadoras buscas no Oceano Atlântico, em uma área de 20 mil km². Era o início de uma corrida contra o tempo: pelas estimativas, só haveria oxigênio suficiente para os passageiros até o início da manhã de quinta-feira, 22 de junho (no horário de Brasília).

No dia 21 de junho, a Guarda Costeira dos EUA capturou ruídos que poderiam ser do submarino. As autoridades também divulgaram as primeiras fotos das buscas.

A morte dos cinco tripulantes foi confirmada na quinta-feira, 22 de junho. A Guarda Costeira encontrou os destroços do submarino e disse que todos os passageiros morreram por conta de uma “implosão catastrófica”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

james-cameron,-diretor-de-‘titanic’:-‘logo-percebi-o-que-tinha-acontecido’

G1 Mundo

James Cameron, diretor de ‘Titanic’: ‘Logo percebi o que tinha acontecido’

Ele disse que estava em um navio no domingo (18), quando o submarino Titan foi dado como desaparecido, e só ficou sabendo do caso na segunda-feira (19). Quando soube que o submarino havia perdido os sinais de navegação e comunicação, o cineasta diz que imediatamente suspeitou que havia ocorrido um desastre. "Eu logo percebi o que tinha acontecido. Para o sistema eletrônico, a comunicação e o rastreamento falharem simultaneamente... O […]

today23 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%