O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou ao velório de Pelé na Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (2). Ele relembrou momentos que teve com o ex-jogador, diz que é ‘pelezista’ e, também, que o Rei do Futebol era ‘a última lenda viva’.
“Um momento muito triste, mas a gente também pode perceber o significado real desse símbolo e dessa lenda, que foi, que é e que continuará sendo o Pelé. Eu tive a oportunidade de conviver com ele, no governo Fernando Henrique Cardoso. Fizemos a Lei Pelé. E ele era de uma cordialidade, de uma simplicidade com todos”
Mendes também contou que não é santista, mas ‘pelezista’, segundo ele. O ministro disse que guarda, em seu gabinete, várias camisas assinadas por Pelé. “A réplica de 58. Tenho uma foto dele também como goleiro, ele fez uma dedicatória”, falou.
O ministro também tem várias recordações com o Rei do Futebol. Ele lembra recebeu uma ligação de Pelé, após a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 por 7 a 1. “Ele me disse; ministro, o que aconteceu, você que entende de futebol? Fazendo piada”, conta.
“Era a última lenda viva, e agora a gente viu o tamanho da lenda e tudo o que ele representa. Era o maior símbolo do Brasil. Era o maior embaixador do Brasil. Importante que isso seja reconhecido”, disse ele.
Gilmar Mendes, do STF, comparece ao velório do Rei Pelé nesta segunda-feira (2), em Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Reprodução/ Carlos Abelha/ g1
Pelé morreu na quinta-feira (29), depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein, na Capital. Ele tratava de um câncer no cólon.
O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico indicava “progressão oncológica”, com necessidades de cuidados para as funções renais e cardíacas.
O velório do Rei do Futebol está programado para começar às 10h desta segunda-feira (2), na Vila Belmiro, e deverá durar 24 horas. Em seguida, o corpo será sepultado em Santos após um cortejo.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)