G1 Mundo

Acidente nuclear em usina ucraniana está ‘perigosamente’ próximo, alerta agência

today16 de abril de 2024 10

Fundo
share close

Usina de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril. Moscou e Kiev trocam acusações.


Usina nuclear de Zaporizhzhia em Enerhodar, na Ucrânia, é a maior da Europa — Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko



“Estamos nos aproximando perigosamente de um acidente nuclear” na usina ucraniana de Zaporizhzhia, advertiu, nesta segunda-feira (15), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

A usina de Zaporizhzhia — situada no sul da Ucrânia e ocupada desde março de 2022 pela Rússia— sofreu uma série de ataques com drones desde 7 de abril. Moscou e Kiev trocaram acusações sobre a autoria dos ataques.

Esses “ataques temerários”, os primeiros voltados diretamente contra a maior central elétrica da Europa desde novembro de 2022, “devem cessar imediatamente”, defendeu Grossi em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

“Embora, felizmente, não tenham causado um incidente radiológico desta vez, aumentaram enormemente o risco na central de Zaporizhzhia, onde a segurança nuclear já está comprometida”, acrescentou o diretor-geral.

Embora os seis reatores da central estejam agora em desligamento a frio, ele afirmou que os perigos potenciais de um acidente nuclear grave continuam sendo muito reais.

Desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, o conselho de governo da AIEA adotou quatro resoluções que condenam as ações da Rússia contra as instalações nucleares ucranianas.

A central de Zaporizhzhia fica na cidade de Enerhodar, às margens do rio Dnipro, e foi alvo de ataques e bombardeios nos dois últimos anos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

israel-enfrenta-dilema-de-como-calibrar-resposta-apos-ataque-do-ira

G1 Mundo

Israel enfrenta dilema de como calibrar resposta após ataque do Irã

Na noite de sábado, o ministro da Segurança Interna, Itamar Ben Gvir, um político de extrema direita do partido Poder Judaico, pediu uma ação "esmagadora". O líder opositor Yair Lapid questionou os membros do gabinete, formado por uma coalizão de extrema direita, aos quais se somaram políticos de centro após o início do conflito contra o Hamas em Gaza, que se seguiu ao ataque de 7 de outubro. "Pedir aos […]

today16 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%