Há trinta anos, os Acordos de Oslo foram celebrados com esperança, visando à paz no conflito entre israelenses e palestinos. No entanto, ao longo das décadas, esses acordos não conseguiram cumprir sua promessa, as negociações de paz nunca foram retomadas e a turbulência na região persiste.
Os acordos de Oslo foram a proposta mais abrangente para a paz até então e também a última. De lá pra cá, não houve nenhuma outra tentativa. Saiba mais, abaixo:
Os Acordos de Oslo foram alcançados em 1993, com o líder palestino Yasser Arafat e o primeiro-ministro israelense Yitzak Rabin apertando as mãos na Casa Branca, marcando um momento histórico.
A principal ideia dos acordos era dar autonomia às cidades onde viviam muitos palestinos. Além de Belém, outras cidades foram classificadas como “área A” no mapa de oslo e ganharam autonomia: Nablus, Jenin, Jericó. Nas áreas B, palestinos e israelenses dividiriam a administração. Nas C, onde viviam poucos palestinos e onde ficam os assentamentos judeus, o controle ainda estaria nas mãos de Israel.
Acordos de Oslo completam 30 anos sem concretizar a paz prometida no Oriente Médio — Foto: Reprodução/TV Globo
Em 1994, Arafat, Rabin e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Shimon Peres, receberam o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços, mas o assassinato de Rabin por um extremista de direita apenas dois anos depois, abalou ainda mais as perspectivas de paz.
Acordos de Oslo completam 30 anos sem concretizar a paz prometida no Oriente Médio — Foto: Reprodução/TV Globo
Apesar das dificuldades e da falta de progresso político, há ainda israelenses e palestinos que sonham com a paz e continuam a lutar por ela. É o que pensa a palestina Fátima, nascida no Brasil e que voltou à terra dos pais em 1993.
“A causa da palestina é uma causa justa. é por isso que nós temos sempre essa esperança e estamos aqui e nossa existência é que já é um desafio para que possamos chegar um dia a um acordo de paz justo ao povo palestino”, destaca Fatima Rashid Mohammad, diretora executiva da Associação de Assistência Social às mulheres palestinas.
Acordos de Oslo completam 30 anos sem concretizar a paz prometida no Oriente Médio — Foto: Reprodução/TV Globo
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)