Juan Branco, de nacionalidade francesa, é advogado e atua em defesa do líder da oposição no Senegal, o político Ousmane Sonko. — Foto: Reprodução/Instagram
O advogado e ativista Juan Branco, que atua na defesa do político senegalês Ousmane Sonko, está sob custódia da polícia na capital do país, Dacar, segundo informou sua defesa à Reuters neste domingo (6). Juan Branco, que é francês, foi acusado de crimes como terrorismo e conspiração.
Branco foi preso na Mauritânia, país vizinho ao Senegal, e extraditado no sábado. Ele integra a equipe que atua na defesa de Sonko.
As autoridades senegalesas emitiram um mando de prisão para Branco em julho, depois que ele fez uma aparição surpresa em uma coletiva de imprensa dada pela equipe jurídica de Sonko, segundo informou o jornal francês Le Monde. Em seguida, foi para a Mauritânia.
“Juan Branco está, por enquanto, nas mãos de uma unidade policial de elite”, disse o ministro do interior do Senegal, Antoine Felix Abdoulaye Diome. O advogado de Branco, Robin Binsard, disse à Reuters que “esses procedimentos legais têm como objetivo silenciar um advogado”.
Colega de Branco e membro da equipe jurídica de Sonko, Bamba Cisse disse à agência que o grupo pede a proteção dos direitos de Branco.
Publicar comentários (0)