G1 Santos

Aeronave quase atinge banhistas ao fazer pouso irregular no meio da praia no litoral de SP; VÍDEO

today18 de março de 2024

Fundo
share close

Uma aeronave ultraleve foi vista dando rasantes e quase atingindo banhistas em praias de Bertioga, no litoral de São Paulo. Em imagens obtidas pelo g1, nesta segunda-feira (18), é possível ver que a aeronave se aproxima da faixa de areia e faz pequenos passeios antes de pousar. Segundo a Prefeitura de Bertioga, a aeronave não tinha autorização e a atividade foi realizada de forma irregular.

Uma mulher que tem casa no Residencial Guaratuba, dentro da praia de mesmo nome, disse à reportagem que levou um susto ao ver a aeronave. Ela saiu para caminhar, durante o último fim de semana, quando notou o ultraleve no ar.



Aeronave quase atinge banhistas ao fazer pouso no meio da praia no litoral de SP — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Na realidade, eu tomei um susto. Ele não faz muito barulho, e de repente eu vi o avião vindo, baixo, baixo, baixo, e pousando na faixa de areia”, contou.

Primeiro, o piloto realizou alguns pousos na faixa de areia entre o condomínio e o Rio Itaguaré, que se encontra com o mar da Praia de Guaratuba. Depois, ele cruzou a ‘divisa’ para a Praia de Itaguaré, onde pousou na areia da área sem casas e banhistas.

De acordo com a mulher ouvida pelo g1, o avião deu voltas em círculos em passeios que duravam entre dois e três minutos. Havia pessoas a bordo, mas ela não sabe precisar quantas. “Depois que ele percebeu que eu filmei, passou a decolar e pousar na faixa, após a entrada do rio”, relatou.

Quando ela enviou os vídeos para outras pessoas do condomínio, os moradores também contaram ter visto a mesma aeronave em ocasiões anteriores e afirmaram terem feito o mesmo tipo de registro no domingo (17).

Imagem mostra avião pousando ao lado de banhistas em praia de Bertioga (SP) — Foto: g1 Santos

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o piloto deve ter certidão de cadastro de aerodesportista regulamentada. É proibido pousar na faixa de areia, exceto em situações emergenciais.

Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, o decreto nº 3.899 de 1º de abril de 2022 proíbe a decolagem e pouso de ultraleves, parapentes, paragliders e quaisquer outros tipos de equipamentos de voo livre nas áreas públicas da cidade sem autorização da pasta.

O Departamento de Turismo ressaltou que não recebeu solicitação de autorização para esse tipo de atividade. Sendo assim, essa atividade foi realizada completamente de forma irregular.

Aeronave pousando do lado da Praia de Itaguaré, em Bertioga (SP). — Foto: g1 Santos

A prefeitura ressaltou que as Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, Meio Ambiente, e Segurança e Mobilidade são responsáveis pelo que ocorre em solo bertioguense. Quando o avião está voando, no entanto, a fiscalização é da ANAC.

Procurada, a Polícia Militar disse que não houve acionamento para atender ocorrências relacionadas à aeronave.

O g1 questionou a ANAC sobre a procedência do avião e uma possível irregularidade na matrícula. Em nota, a Anac respondeu que, pela imagem, não há como certificar sobre a suposta matrícula da aeronave e que o responsável pelo controle do tráfego aéreo no território brasileiro é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-santista-oferece-mais-de-316-vagas-de-emprego;-confira-por-cidade

G1 Santos

Baixada Santista oferece mais de 316 vagas de emprego; confira por cidade

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, estão com 316 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (18). Os interessados devem ir ao PAT mais próximo ou agendar o atendimento pelo site AgendaSP (confira a relação completa abaixo). É necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho para se candidatar as vagas nos PATs. As unidades também oferecem atendimento e serviços gratuitos para […]

today18 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%