Gospel Prime

Agência diz que programa nuclear do Irã está “galopando”

today25 de julho de 2022 11

Fundo
share close

Rafael Grossi, chefe da AIEA – Agência Internacional de Energia Atômica, disse na sexta-feira (22), que o programa nuclear do Irã está muito bem e que a AIEA tem pouco acesso sobre o que de fato está ocorrendo.

De acordo com CNN Brasil, o Irã removeu quase todos os equipamentos de monitoramento da agência em junho desse ano, apesar do acordo nuclear firmando com as potências mundiais em 2015.

Na ocasião, Grossi considerou a possibilidade de ser um “golpe fatal” na chance de reafirmar o acordo depois da saída dos EUA em 2018.

“O resultado é que por quase cinco semanas tive uma visibilidade muito limitada, com um programa nuclear que está galopando e, portanto, se houver um acordo, será muito difícil para mim reconstruir o quebra-cabeça de todo o período de cegueira forçada”, afirmou ele.

Rafael disse também, que havia um período de três a quatro semanas para recuperar uma parte do monitoramento que estava sendo rejeitado, antes que a AIEA não tivesse mais a capacidade de organizar as programações nucleares do Irã.



Depois que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, tirou Washington do acordo e impôs sanções contra Teerã em 2018, o Irã tem quebrado várias regras e limites sobre suas atividades nucleares.

Países considerados potências ocidentais, afirmam que o Irã está muito perto de conseguir fazer uma bomba nuclear, o país em questão nega isso.

“Não é impossível (reconstruir o quebra-cabeça), mas vai exigir uma tarefa muito complexa e talvez alguns acordos específicos”, disse Grossi.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

primeiros-casos-de-variola-dos-macacos-sao-confirmados-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Primeiros casos de varíola dos macacos são confirmados no litoral de SP

Um infectado foi diagnosticado em Itanhaém e outro em Praia Grande. Primeiros dois casos de varíola dos macacos são confirmados no litoral de SP — Foto: CDC A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (25) os dois primeiros casos de varíola dos macacos no litoral de São Paulo. Um caso é de Itanhaém e o outro de Praia Grande. De acordo com a Prefeitura de […]

today25 de julho de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%