G1 Santos

Primeiros casos de varíola dos macacos são confirmados no litoral de SP

today25 de julho de 2022 11

Fundo
share close

Um infectado foi diagnosticado em Itanhaém e outro em Praia Grande.

Primeiros dois casos de varíola dos macacos são confirmados no litoral de SP — Foto: CDC



A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (25) os dois primeiros casos de varíola dos macacos no litoral de São Paulo. Um caso é de Itanhaém e o outro de Praia Grande.

De acordo com a Prefeitura de Itanhaém, o paciente foi notificado por São Paulo, e está em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica do município acompanha o caso, e, no momento, aguarda o resultado dos exames.

O g1, também entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

No Estado de São Paulo são 590 casos confirmados da varíola dos macacos. De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os pacientes estão com uma boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ressalta que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. Ela ocorre entre as pessoas e o contágio tem prevalência de propagação por meio de contato íntimo e sexual.

A prevenção contra a varíola dos macacos pode ser feita ao evitar o contato com pessoas que tenham lesões na pele. Além de não beijar, abraçar ou ter relações sexuais com alguém que esteja com infectada com o vírus.

A higienização das mãos com água e sabão, e o uso de álcool gel, são indispensáveis. Além do uso de máscaras, para a proteção contra gotículas e saliva. Por fim, é importante não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais.

Sintomas da varíola dos macacos

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. Também podem aparecer caroços no pescoço, axila e virilhas, além de febre e dor de cabeça.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escolher-uma-imobiliaria-que-atua-como-correspondente-bancario-pode-facilitar-a-sua-vida

G1 Santos

Escolher uma imobiliária que atua como correspondente bancário pode facilitar a sua vida

Empresas do tipo tornam as transações menos burocráticas e mais rápidas Bruna Figo / Chave Urbana Se você já precisou dar entrada em um financiamento sozinho, sabe que o processo pode ser bem complicado. A tarefa costuma gerar inúmeras dúvidas, principalmente para quem não está acostumado a lidar com contratos e cálculos. Além disso, é preciso reorganizar toda a sua rotina para se adequar aos horários de atendimento dos bancos. […]

today25 de julho de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%