Prefeitura de Guarujá

Agendamentos mensais para o serviço subiram 305% entre 2018 e 2022

today15 de fevereiro de 2023 10

Fundo
share close

O Caminhão ‘Cata Coisa’, que recolhe materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, contabilizou somente em 2022, 5.130 agendamentos para o serviço, a maioria via WhatsApp

O caminhão ‘Cata Coisa’, responsável por recolher materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, contabilizou 17.609 agendamentos para o serviço, entre os anos de 2018 e 2022, uma média mensal de 1.467 solicitações, assinalando um aumento percentual de pedidos efetuados por munícipes, no período, de 305%.

A maior parte dos agendamentos é feita via WhatsApp, ferramenta adotada no final de março de 2020, para facilitar o contato da Prefeitura com o munícipe. Em 2022, por exemplo, foram 5.130 agendamentos para o serviço. Deste total, 3.192 foram pelo WhastApp e o maior número de solicitações no período veio dos bairros Santa Rosa, com 293 agendamentos; Jardim Acapulco (282), Pae Cará/Vicente de Carvalho (250), Guaiúba (150), Jardim Las Palmas/Astúrias (148) e Perequê (138).

Já via telefone fixo, em 2022 foram 1.938 agendamentos e os seis primeiros bairros que mais agendaram foram: Santa Rosa (236), Pae Cará (182), Jardim Las Palmas (120), Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho (101), Centro (98) e Cidade Atlântica/Enseada (88).

De acordo com o superintendente de Assuntos Governamentais de Limpeza Urbana da Seurb, cada agendamento realizado é um material que deixa de ser descartado irregularmente. “As pessoas aderiram positivamente aos serviços agendados via WhatsApp, tanto é que os pedidos aumentaram consideravelmente com esse novo canal de comunicação entre o Poder Público e o munícipe”.



O ‘Cata Coisa’ permite ao munícipe cooperar com a Cidade para que as vias públicas e, sobretudo, canais e córregos permaneçam limpos, evitando que tais detritos sejam descartados irregularmente, acabando por comprometer a vazão das águas pluviais e, consequentemente ocasionando pontos de alagamentos e enchentes.

Além disso, a Prefeitura vem promovendo campanhas educativas, a fim de conscientizar a população para os riscos gerados pelo descarte de lixo e outros materiais em ruas e outras áreas públicas, encostas, terrenos desprovidos de muro e em áreas protegidas por lei.

 “É muito importante que as pessoas se conscientizem e colaborem com a limpeza da Cidade, colocando o lixo no horário da coleta, não jogando resíduos em córregos e canais, para não obstruir a drenagem das águas pluviais e assim evitar problemas como enchentes, alagamentos e até deslizamentos de terra em áreas de risco”, alerta o superintendente.

Serviço

O Caminhão ‘Cata Coisa’ funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado, porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo WhatsApp o contato é  o (13) 99659-4485 ou pelo telefone fixo (13) 3344-3312).

O ‘Cata Coisa’ não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

A Prefeitura reforça que é proibido despejar detritos e resíduos de qualquer natureza nos passeios, jardins e logradouros públicos, além de rios e canais, terrenos vagos e edifícios abandonados. A multa para este tipo de infração pode chegar a até R$ 10 mil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rick-warren-anuncia-lancamento-de-novo-livro

Gospel Prime

Rick Warren anuncia lançamento de novo livro

Meses após deixar seu papel de pastor principal da Igreja Saddleback, o escritor de bestseller, Rick Warren, está lançando o livro Created to Dream (Criado para Sonhar): As 6 Fases que Deus Usa para Cultivar sua Fé, que será publicado em 11 de abril de 2023. “Warren ajuda os leitores a entender como Deus usa seis fases da fé para crescer sua maturidade espiritual enquanto realiza os sonhos que ele […]

today15 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%