G1 Mundo

Agressor de marido de Nancy Pelosi é condenado a 30 anos de prisão nos EUA

today18 de maio de 2024 12

Fundo
share close

Nancy Pelosi, membra emérita da Câmara dos Deputados dos EUA, se pronunciou sobre a condenação por meio de comunicado oficial.

“A família Pelosi não poderia estar mais orgulhosa do seu pai e da sua tremenda coragem em salvar a própria vida na noite do ataque e em testemunhar neste caso. Nancy Pelosi e sua família estão imensamente gratas a todos que enviaram amor e orações nos últimos 18 meses, enquanto o Sr. Pelosi continua sua recuperação”, diz o porta-voz de Pelosi, Aaron Bennet, no texto.

O agressor foi condenado a nível federal em novembro de 2023 após ter admitido o ataque no tribunal. Segundo os promotores, David DePape era influenciado por teorias da conspiração de extrema-direita conhecidas como QAnon e reconheceu no tribunal que sua intenção era fazer Pelosi refém.



O júri considerou o agressor culpado por tentativa de sequestro de um oficial federal e agressão a um membro imediato da família de um oficial federal. Quando o crime aconteceu, Pelosi era presidente da Câmara dos Deputados e era a segunda na linha sucessória constitucional da presidência dos EUA.

David DePape ainda enfrenta acusações estaduais separadas decorrentes da invasão e ataque à casa dos Pelosi, incluindo tentativa de assassinato, que podem resultar em uma sentença que vai de 13 anos até a prisão perpétua. Ele se declarou inocente.

Ex-presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi e seu marido Paul. — Foto: REUTERS/Joshua Roberts

Paul Pelosi tinha 82 anos na época do ataque e as fraturas no crânio e outras lesões continuam o afetando até hoje, conforme descreveu ele em uma carta ao juiz do caso. Além de tonturas e de uma placa de metal que permanece em sua cabeça, Pelosi disse que tem dificuldades de equilíbrio e danos permanentes nos nervos da mão esquerda.

David DePape invadiu a casa de Nancy Pelosi em São Francisco, na Califórnia, na madrugada de 28 de outubro de 2022, uma semana antes das eleições legislativas daquele ano, e agrediu Paul Pelosi com um marretada na cabeça. Veja como foi o ataque.

Segundo o jornal “New York Times”, o agressor queria, na verdade, atacar Nancy Pelosi. Ele berrou “cadê a Nancy? Onde está a Nancy?” para Paul Pelosi.

Na época, Pelosi era a presidente da Câmara dos Representantes e estava em Washington. O agressor enfrentou acusações de tentativa de homicídio e outros crimes.

Segundo o gabinete de Nancy Pelosi, Paul teve que ser submetido a uma cirurgia para uma fratura no crânio e ferimentos em seu braço direito e mãos.

Imagem mostra janela quebrada na casa da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, depois que seu marido Paul foi violentamente agredido durante uma invasão em São Francisco, na Califórnia, EUA, em 28 de outubro de 2022 — Foto: KGO TV via ABC via REUTERS

A polícia identificou o homem preso no local pelos agentes que intervieram no ataque como David Depape, 42. Ele, também, foi levado a um hospital de São Francisco.

Registros online do xerife mostraram que assim que ele foi preso, foi havia suspeita de tentativa de assassinato, agressão com arma letal, abuso de idosos, agressão, roubo e vários outros crimes.

Na ocasião, o chefe da polícia de São Francisco, William Scott, disse que detetives da polícia, com o auxílio de agentes do FBI, ainda não haviam determinado a motivação à invasão, mas afirmou: “Nós sabemos que não foi um ato aleatório”.

Em um comunicado, o porta-voz de Nancy Pelosi, Drew Hammill, disse que o marido dela havia sido atacado por “um agressor que agiu com força e ameaçou sua vida”, enquanto exigia vê-la. Ela voou para São Francisco para ficar com seu marido.

Agentes do FBI trabalham do lado de fora da casa da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, onde seu marido Paul foi agredido após um invasor entrar na residência deles em São Francisco, na Califórnia, EUA, em 28 de outubro de 2022 — Foto: REUTERS/Carlos Barria

Nancy Pelosi, de 84 anos, é uma política democrata de longa carreira que atualmente é membra emérita da Câmara dos Deputados dos EUA.

Na época do ataque, Pelosi era líder democrata no Congresso e alvo frequente de radicais republicanos. Seu gabinete foi saqueado no dia 6 de janeiro de 2021, durante a invasão do Capitólio por apoiadores do então presidente Donald Trump. Em janeiro de 2021, sua casa foi vandalizada com pichações dizendo “Cancele o aluguel” e “Queremos tudo” e foi deixada uma cabeça de um porco em frente à garagem, segundo relatos da mídia local.

Paul Pelosi, de 84 anos, é dono de uma empresa imobiliária e de capital de risco com sede em São Francisco. Em maio deste ano, ele foi notícia ao ser preso por dirigir sob influência de álcool e se envolver em um acidente. Paul Pelosi foi condenado a cinco dias de prisão no condado de Napa, Califórnia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aps-realizara-novo-leilao-de-terminal-destinado-a-graneis-liquidos-na-alemoa

G1 Santos

APS realizará novo leilão de terminal destinado a granéis líquidos na Alemoa

Área foi objeto de leilão em novembro de 2021, mas o resultado foi deserto, sem a participação de interessados. Ação representará investimento de R$ 400 milhões na área. APS fará leilão do STS 08 — Foto: Divulgação/Autoridade Portuária de Santos A Autoridade Portuária de Santos (APS), no litoral de São Paulo, deve lançar o edital do leilão do STS 08, área destinada à movimentação e armazenamento de granéis líquidos, principalmente […]

today17 de maio de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%