G1 Mundo

Alckmin classifica como ‘inaceitáveis’ ataques racistas contra Vinícius Jr.

today22 de maio de 2023 11

Fundo
share close

Em uma rede social, Alckmin disse que o racismo precisa ser combatido e rechaçado “em todos os cantos do mundo”.

“São inaceitáveis os ataques racistas sofridos por Vinícius Jr. durante o campeonato espanhol de futebol. O racismo deve ser combatido ativamente e rechaçado em todos os cantos do mundo. Todo o apoio à ministra Anielle Franco nas providências a serem tomadas”, afirmou Geraldo Alckmin em uma rede social.

“É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, disse o petista.



Nesta segunda-feira, o ministro Gilmar Mendes, do STF, também prestou solidariedade ao futebolista. “É revoltante como a recorrência dessas atitudes não tenha recebido a resposta devida pelas autoridades responsáveis”, afirmou o magistrado.

Lula cobra ações contra racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior em jogo na Espanha

Lula cobra ações contra racismo sofrido pelo jogador Vinícius Júnior em jogo na Espanha

Vinícius Jr. voltou a ser alvo de ataques racistas neste domingo, desta vez em um jogo do Real Madrid contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha.

A partida chegou a ser interrompida após o brasileiro apontar torcedores que o ofenderam. Ele foi expulso depois de ser agredido por um jogador adversário.

Nas redes sociais, o jogador brasileiro afirmou que a La Liga e a Federação de Futebol da Espanha acham o comportamento racista “normal” e que o país europeu hoje é conhecido como um país racista no Brasil.

“Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu Vini.

A LaLiga, liga que organiza a competição, tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior apenas nesta temporada do campeonato.

O presidente da La Liga, Javier Tebas, usou as redes sociais para responder às críticas feitas por Vini Jr. Ele insinou que o atacante exagera nas acusações de negligência do campeonato nos casos de racismo.

“Não se deixe manipular e tenha certeza de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos”, escreveu Tebas.

“Já que aqueles que deveriam não te explicam o que é que LaLiga pode fazer nos casos de racismo, tentamos nós explicarmos, mas você não se apresentou em nenhuma das datas acordadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar LaLiga, é necessário se informar adequadamente, Vini Jr”, disse o presidente do campeonato.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vini-jr.:-itamaraty-vai-cobrar-explicacoes-de-embaixadora-da-espanha;-persistencia-dos-crimes-espanta,-diz-secretaria-geral

G1 Mundo

Vini Jr.: Itamaraty vai cobrar explicações de embaixadora da Espanha; persistência dos crimes espanta, diz secretária-geral

Ao blog, o Itamaraty informou que o objetivo é transmitir a posição de repúdio e cobrança do governo brasileiro em relação ao caso. Convocações de embaixadores não são rotineiras e equivalem a uma forma de protesto. Secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha afirmou nesta segunda que mais do que a ignorância e a maldade dos torcedores que praticaram, "espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta […]

today22 de maio de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%