Seiscentas e quarenta famílias que vivem em áreas de risco em Santos, no litoral de São Paulo, receberam, nesta segunda-feira (3), as chaves das unidades do Conjunto Habitacional Tancredo Neves III, em São Vicente, também no litoral paulista. A partir de quarta-feira (5), serão entregues mais 480 imóveis, que já estão prontos, um total de 1.120 apartamentos.
A cerimônia de entrega contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e dos prefeitos Rogério Santos (PSDB) e Kayo Amado (Pode), de Santos e São Vicente, respectivamente.
Durante o evento, Tarcísio destacou a parceria entre os governos estadual e federal e elogiou o vice-presidente. “Foi quatro vezes governador de São Paulo. Tem uma história com esse estado e com esse conjunto [Tancredo Neves], porque essa é uma história de muitos. Então, parabéns doutor Geraldo”, disse em discurso voltado a Alckmin.
As famílias beneficiadas moram no Jardim São Manoel e no Dique da Vila Gilda. Elas vão se mudar de forma escalonada ao conjunto habitacional, que foi construído com recursos do governo federal, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida; do governo estadual, como o Minha Casa Paulista, além de recursos do munícipio santista.
Entrega apartamentos Tancredo Neves 3, em São Vicente (SP) — Foto: Vanessa Medeiros/TV Tribuna
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o retorno do programa habitacional da União. “A família mais pobre é aquela que passa mais dificuldade, [que] o aluguel compromete mais, [que vivem em] coabitação e moradia imprópria . Por isso que voltou a faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida”, disse, sobre o aumento do subsídio do governo federal ao programa habitacional.
Os apartamentos têm 45m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia e ficam nos módulos [torres] 5 ao 9 do residencial, no bairro Cidade Náutica.
A região em que o conjunto habitacional foi construído conta com creches, escolas, postos de saúde e de segurança. O empreendimento foi erguido em terreno cedido pela Cohab-Santista para abrigar famílias de Santos.
Parceria governos federal e estadual
Entrega apartamentos Tancredo Neves 3, em São Vicente (SP) — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
Durante a entrega das chaves, o ministro Jader Filho disse que a meta do governo federal é diminuir o deficit habitacional do Brasil com 2 milhões de moradias entregues em quatro anos.
Diante de tal posicionamento, Tarcísio ressaltou que ao menos 10% da meta deve ser cumprida em São Paulo. De acordo com ele, a tragédia no litoral norte no começo de 2023 ensinou sobre política habitacional.
“Está na hora de tirar as pessoas das várzeas de rios, das encostas, dos morros e das palafitas. Este tem que ser o foco da política habitacional e é isto o que nós vamos fazer no estado de São Paulo. Vamos fazer em parceria com governo federal, que a parceria com o governo federal é importante, vamos fazer em parceria com os municípios.
Ele completou: “Vamos trabalhar todos juntos para prover habitação [para] ajudar o Jader a chegar na meta dele de 2 milhões, e a turma vai me ajudar a bater minha meta, que eu disse que nós vamos fazer mais de 200 mil habitações no Estado de São Paulo”, disse Tarcísio, que de direcionou ao ministro e falou: “10% dessa meta, Jaber, vai ter que ser em São Paulo”.
Entrega apartamentos Tancredo Neves 3, em São Vicente (SP) — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicar comentários (0)