G1 Mundo

Alemanha condena 5 por roubo milionário de joias de uma das maiores coleções da Europa

today16 de maio de 2023 6

Fundo
share close

Desde então, investigadores vêm tentando descobrir o paradeiro das joias, que faziam parte de uma das principais coleções de toda a Europa, abrigadas no museu Gruenes Gewoelbe, no Castelo de Dresden.

Parte das peças, no entanto, nunca foi encontrada.

Uma delas continha mais de 4.300 diamantes com valor estimado em 113 milhões de euros (cerca de R$ 602 milhões).



Os criminosos, todos alemães e da mesma família, faziam parte de uma máfia baseada em Berlim que se dedicava a roubos em museus e bancos. Eles enfrentaram um julgamento e, nesta terça, a Justiça condenouo grupo por roubo agravado por gangue e incêndio criminoso grave – eles colocaram fogo.

Foto de abril de 2019 mostra o Quarto das Joias, um dos quartos do Cofre Verde, no castelo de Dresden, na Alemanha. — Foto: Sebastian Kahnert / dpa / AFP

A coleção roubada de Dresden foi reunida no século XVII por Augusto, o Forte, que mais tarde se tornou rei da Polônia. Pr conta de sua rivalidade com o rei francês Luís XIV, ele encomendava joias cada vez mais brilhates.

As joias sobreviveram aos bombardeios dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, foram levadas como espólio de guerra pela União Soviética e, depois do fim da URSS, devolvidos a Dresden, em 1958.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-da-italia-encontra-800-milhoes-de-euros-em-cocaina-dentro-de-caixas-de-bananas

G1 Mundo

Polícia da Itália encontra 800 milhões de euros em cocaína dentro de caixas de bananas

Carregamento tinha 2,7 toneladas da droga e havia saído do Equador, segundo policiais. Policial retira bananas de caixa onde 2,7 kgs de cocaína foi encontrada, em 12 de abril de 2023. — Foto: Marcos Pin/ AFP A polícia italiana encontrou cerca de 2,7 toneladas de cocaína dentro de caixas com bananas vindas da América Latina avaliadas em 800 milhões de euros (cerca de R$ 4,26 bilhões). A apreensão foi feita […]

today16 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%