G1 Mundo

Alemanha expulsa dois diplomatas russos por suspeita de espionagem

today1 de maio de 2023 2

Fundo
share close

O governo alemão falou pela primeira vez sobre a expulsão de diplomatas russos. De acordo com os alemães, a atividade dos russos em Berlim não estava de acordo com o status diplomático deles.


Protesto na frente da embaixada da Rússia em Berlim, em 25 de abril de 2023 — Foto: Odd Andersen/AFP



A Alemanha expulsou diplomatas russos em meados de abril para “reduzir a presença dos serviços de inteligência”, afirmou o governo nesta segunda-feira (1º), ao justificar a decisão.

Em represália, a Rússia expulsou cerca de 20 diplomatas alemães que trabalhavam em Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores alemão publicou um comunicado no qual afirma que “a atividade destas pessoas não estava de acordo com seu status diplomático. A pasta também afirma que entrou em contato com a parte russa nas últimas semanas para falar sobre o tema.

Essa é a primeira vez que o governo da Alemanha se pronuncia sobre o caso.

Diplomatas alemães expulsos

Os 20 diplomatas alemães deixaram a Rússia nesta segunda-feira, disse o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em sua nota.

“Ao contrário dos membros das representações russas na Alemanha, nossos colegas sempre se comportaram de acordo com o seu status diplomático”, afirmou a pasta.

Espionagem desde o começo da guerra

Desde o início da invasão da Ucrânia, as atividades de espionagem da Rússia na Alemanha aumentaram em uma escala sem precedentes nos últimos anos, apontaram recentemente os serviços de segurança alemães.

Em abril de 2022, a Alemanha expulsou cerca de 40 diplomatas russos, sob a alegação de que os considerava uma ameaça à sua segurança.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-historia-dos-2-monarcas-da-inglaterra-que-nunca-foram-coroados

G1 Mundo

A história dos 2 monarcas da Inglaterra que nunca foram coroados

Desde o ano de 1066, cerca de 39 monarcas foram coroados como reis ou rainhas da Inglaterra, sempre na tradicional Abadia de Westminster. Naquele ano, foi coroado Guilherme 1º, mais conhecido como Guilherme, o Conquistador, que deu início a uma tradição que terá seu próximo (e muito aguardado) capítulo no dia 6 de maio, data da cerimônia de coroação de Charles 3º após a morte de Elizabeth 2ª em setembro […]

today1 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%