G1 Mundo

Alemanha não permitirá que guerra na Ucrânia escale para conflito Rússia-Otan, diz Scholz

today30 de janeiro de 2023 16

Fundo
share close

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reafirmou neste domingo (29) que a Alemanha não vai permitir que a guerra na Ucrânia escale para um conflito entre a RússiaArgentina e a Otan, após se reunir com o presidente chileno, Gabriel Boric, em Santiago, durante seu giro pela América do Sul.

“Temos contribuído para que não haja uma escalada do conflito porque isso teria consequências graves para todo o mundo. Isso levaria, por exemplo, a uma guerra entre a Rússia e a Otan. Vamos evitar isso com todos os nossos esforços”, disse o chefe de governo alemão.

Após declarar em uma entrevista a um veículo alemão, neste domingo, que não enviaria aviões de combate à Ucrânia, após ter prometido mandar 14 tanques Leopard 2, o chanceler alemão explicou em Santiago que, juntamente com o presidente americano, Joe Biden, “rejeitamos enviar tropas à Ucrânia” a fim de evitar uma escalada do conflito.



“Trata-se de apoiar a Ucrânia, trata-se de ter um debate sério para tomar as decisões que tiverem que ser tomadas e não deveria ser uma competição de quem envia mais armas”, explicou Scholz.

O líder alemão lembrou que a Alemanha “deu apoio, assim como outros países, de forma financeira, de forma humanitária e também com envios de armas”. “Não existe um país que apoie mais a Ucrânia do que a Alemanha“, acrescentou.

Boric, por sua vez, informou que fará uma videochamada em breve com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e reafirmou seu compromisso de apoiar “na questão da desminagem”, assim que a guerra acabar e “contribuir multilateralmente para a paz”.

“Vamos defender sempre o multilateralismo, a resolução pacífica dos conflitos e a vigência dos direitos humanos”, disse o presidente chileno.

Depois deste encontro, Scholz seguirá para o Brasil e se tornará o primeiro líder das potências ocidentais a se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que assumiu o terceiro mandato, em 1º de janeiro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homens-armados-matam-8-pessoas-em-festa-de-aniversario-na-africa-do-sul

G1 Mundo

Homens armados matam 8 pessoas em festa de aniversário na África do Sul

Além dos mortos, outras três pessoas ficaram feridas após a invasão de uma festa, disse a polícia local. Oito pessoas foram mortas e outros três ficaram feridas em um tiroteio durante uma festa de aniversário na província do Cabo Oriental, na África do Sul, neste domingo (29). Segundo a agência Reuters, o crime ocorreu entre 17h15 e 17h30 horário local, em uma casa em Kwazakele, Gqeberha. A polícia disse que […]

today30 de janeiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%