Pleno News

Alerta! Pente-fino do INSS pode cortar BPC Loas, auxílio-doença e seguro defeso

today27 de março de 2024 11

Fundo
share close

Elisângela Coelho – 27/03/2024 09h31

Edifício-sede do INSS, em Brasília Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Está previsto um pente-fino no INSS, que é um processo de revisão dos benefícios concedidos pelo instituto, com o objetivo de verificar se estão sendo pagos corretamente e se os beneficiários ainda preenchem os critérios necessários para recebê-los.

Entenda! Manter a documentação médica atualizada e completa é fundamental para garantir a continuidade dos benefícios e contestar decisões injustas ou equivocadas durante o processo de revisão do INSS.

Veja, no momento da perícia médica, o perito do INSS vai querer analisar qual seu diagnóstico na data da perícia; e, muitas vezes, você vai precisar de exames para que o médico lhe forneça o laudo. Se você depende do SUS para conseguir esses exames, não será um procedimento rápido. Se antecipar é a solução mais adequada.

Quem serão os alvos do pente-fino?


O pente-fino do INSS tem como alvo inicial o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e o seguro defeso destinado a pescadores artesanais.



O que será revisado no pente-fino do INSS?


No BPC, a revisão avaliará se o beneficiário ainda preenche os critérios de deficiência e impedimento a longo prazo, assim como o requisito de miserabilidade do benefício. No auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), os beneficiários deverão ser convocados para perícia médica para avaliação das patologias e verificação da existência ou não da incapacidade que deu causa à concessão do benefício.

Como isso pode afetar você?


Para muitos beneficiários do BPC, especialmente idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, qualquer interrupção injustificada dos pagamentos pode acarretar sérias consequências para seu sustento.

No caso dos benefícios por incapacidade temporária, pode resultar em muitas decisões injustas, tendo em vista que podem ser pegos de surpresa sem documentação médica atualizada, no momento de doença, quando estão mais vulneráveis podem ter o benefício cessado e ter que buscar a Justiça e esperar meses para reavê-lo.

Dessa vez, a estimativa do governo é economizar R$ 10 bilhões. Portanto, já podemos imaginar como serão realizadas as perícias.

Como posso obter ajuda?


É essencial que os beneficiários conheçam seus direitos, saibam os requisitos do laudo médico e busquem um advogado especialista no assunto quando necessário para garantir que o pente-fino seja justo.

O que o beneficiário deve fazer?


Manter os dados cadastrais no INSS sempre atualizados e aguardar a convocação da autarquia por SMS, email, ligação ou correspondência.

Quando será o pente-fino?


O governo federal informou que para os beneficiários de BPC LOAS terá início em abril e para os beneficiários de auxílio-doença em maio.

É fundamental que o pente-fino do INSS seja conduzido com justiça, levando em consideração os direitos e necessidades dos beneficiários. Alertamos a população sobre os possíveis injustiças e incentivamos todos a manterem sua documentação médica em dia e a buscarem assistência legal quando necessário.

A pergunta que não quer calar, ecoa: será que teremos justiça nesse pente-fino?

Para mais detalhes sobre o assunto, sugerimos a leitura de outros textos; clique aqui.

Até a próxima! Um abraço.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unidades-do-bom-prato-irao-funcionar-pela-1a-vez-na-pascoa;-veja-os-cardapios-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Unidades do Bom Prato irão funcionar pela 1ª vez na Páscoa; veja os cardápios no litoral de SP

Unidades Cardápio na Sexta-Feira Santa Cardápio no sábado Cardápio no domingo de Páscoa Cubatão Bacalhoada e frango assado ao barbecue, farofa de banana, salada camburi e rousone. Sobremesa: mini colomba pascal e pudim de chocolate. Feijoada e couve refogada. Sobremesa: mexerica. Peixada ao leite de coco e frango assado com mostarda e mel, nhoque ao sugo, salada tropicália e coronel. Sobremesa: pavê de chocolate e bombom. Guarujá Moqueca de peixe […]

today27 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%