Os estudantes da rede pública de ensino de Cubatão, na Baixada Santista, poderão assistir uma produção do ‘Teatro Cego’ na próxima semana. Com objetivo de fazer o público entender a trama sem utilizar a visão, a peça acontece completamente no escuro e a plateia é distribuída em cadeiras que intercalam cenários e objetos de cena.
As apresentações do espetáculo “Clarear – Somos todos diferentes” irão acontecer na Estação das Artes em sessões às 10h e 15h30 dos dias 5, 6 e 7 de junho. O máximo permitido por sessão são 80 espectadores e os ingressos serão distribuídos exclusivamente para escolas públicas da cidade.
Além das experiências sensoriais por meio de aromas, música e sensações táteis, a peça também é voltada para a questão da integração e da inclusão social, pois conta a história de cinco jovens que dividem a mesma república: uma deficiente visual, um deficiente auditivo, uma cadeirante, um argentino e uma torcedora fanática de um pequeno time local.
Os participantes serão recepcionados por monitores e, após cada uma das apresentações, poderão assistir a uma palestra na completa escuridão. Durante o bate papo, o público discutirá com os artistas e produtores do espetáculo questões como a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, acessibilidade em locais públicos para cegos, deficientes auditivos e cadeirantes, políticas públicas voltadas ao bem-estar de portadores de necessidades especiais, entre outros assuntos.
O espetáculo de 40 minutos tem o texto de Sara Bentes e conta com elenco composto por Luma Sanches, Ghell Silva e Paulo Palado. Ao final, cada aluno receberá um gibi com os temas debatidos anteriormente. Além disso, os professores receberão uma cartilha com assuntos como acessibilidade e inclusão social a portadores de deficiência.
O Teatro Cego está sendo desenvolvido pela C-Três Projetos Culturais desde 2012. Dentre o elenco, há atores com deficiência visual. Os espetáculos já foram realizados em diversos teatros do Brasil.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)