Programação da mostra nas escolas municipais começou no último dia 3 e prossegue até 10 de outubro; um total de 13 unidades de 6º ao 9º de Ensino Fundamental II realizam exposição dentro do projeto
Heitor Villa-Lobos, Oswald de Andrade e Antonio Paim Vieira. Esses e outros artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de São Paulo estão em evidência nas escolas municipais de Guarujá. Desde o último dia 3, um total de 13 unidades de 6º ao 9º de Ensino Fundamental II realizam exposição dentro do Projeto ‘Cem Anos da Semana de Arte Moderna’.
A programação prossegue até 10 de outubro e já passou pelas escolas Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos), que trabalhou com os artistas Graça Aranha (escritor) e Vicente do Rego Monteiro (pintor); e também na E.M. Lucimara de Jesus Vicente, que abordou Agenor Barbosa (escritor) e Emiliano Di Cavalcanti (pintor).
Os trabalhos começaram em fevereiro através da pesquisa e demais atividades sobre escritores, pintores, escultores e músicos da época. Desde então, os estudantes aprenderam o que representou a Semana de 22, além de conhecer mais a fundo os artistas e a participação deles no manifesto.
Agora, em uma exposição, os alunos vão mostrar todo o conhecimento adquirido ao longo do projeto. A iniciativa da Prefeitura acontece em alusão ao centenário do manifesto artístico-cultural da Semana de Arte Moderna, completado em fevereiro deste ano. O ato aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922.
De acordo com o secretário interino de Educação de Guarujá, “o Projeto tem por objetivo promover a ampliação do repertório cultural dos estudantes, a partir da reflexão e imersão, deste que foi um evento para a cultura do País”.
Semana de Arte Moderna de 1922
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras: pintura, escultura e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Esse evento trouxe uma ruptura ao conservadorismo estético da época e influenciou vários movimentos artísticos e culturais, até os dias de hoje.
Programação:
15/06 (Quarta-feira)
E.M. Lúcia Flora
Artistas: Ronald de Carvalho (escritor) e Hildegardo Leão Velloso (escultor)
22/06 (Quarta-feira)
E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo
Artistas: Guilherme de Almeida (escritor) e Antonio Paim Vieira (pintor)
27/06 (Segunda-feira)
E.M. Ary da Silva Souza
Artistas: Afonso Schmidt (escritor) e Ernani Braga (músico)
28/06 (Terça-feira)
E.M. Benedita Blac
Artistas: Manuel Bandeira (escritor) e Ferrignac (pintor)
29/06 (Quarta-feira)
E.M. Ivonete da Silva Câmara
Artistas: Ribeiro Couto (escritor) e Guiomar Novaes (música)
30/06 (Quinta-feira)
E.M. Napoleão Rodrigues Laureano
Artistas: Mario de Andrade (escritor) e Zaina Aita (pintora)
01/07 (Sexta-feira)
E.M. Gladston Jafet
Artistas: Tácito de Almeida (escritor) e Victor Brecheret (escultor)
16/08 (Terça-feira)
E.M. 1º de Maio
Artistas: Sérgio Milliet (escritor) e Heitor Villa-Lobos (músico)
09/09 (Sexta-feira)
E.M. Dirce Valério Gracia
Artistas: Menotti del Picchia (escritor) e John Graz (pintor)
14/10 (Sexta-feira)
E.M. Benedito Cláudio
Artistas: Álvaro Moreyra (escritor) e Anita Malfatti (pintora)
Publicar comentários (0)