Prefeitura de Guarujá

Alunos promovem exposição sobre os ‘Cem Anos da Semana de Arte Moderna’

today7 de junho de 2022 35

Fundo
share close

Programação da mostra nas escolas municipais começou no último dia 3 e prossegue até 10 de outubro; um total de 13 unidades de 6º ao 9º de Ensino Fundamental II realizam exposição dentro do projeto

Heitor Villa-Lobos, Oswald de Andrade e Antonio Paim Vieira. Esses e outros artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de São Paulo estão em evidência nas escolas municipais de Guarujá. Desde o último dia 3, um total de 13 unidades de 6º ao 9º de Ensino Fundamental II realizam exposição dentro do Projeto ‘Cem Anos da Semana de Arte Moderna’.

A programação prossegue até 10 de outubro e já passou pelas escolas Maria Aparecida de Araújo (Morrinhos), que trabalhou com os artistas Graça Aranha (escritor) e Vicente do Rego Monteiro (pintor); e também na E.M. Lucimara de Jesus Vicente, que abordou Agenor Barbosa (escritor) e Emiliano Di Cavalcanti (pintor).

Os trabalhos começaram em fevereiro através da pesquisa e demais atividades sobre escritores, pintores, escultores e músicos da época. Desde então, os estudantes aprenderam o que representou a Semana de 22, além de conhecer mais a fundo os artistas e a participação deles no manifesto.

Agora, em uma exposição, os alunos vão mostrar todo o conhecimento adquirido ao longo do projeto. A iniciativa da Prefeitura acontece em alusão ao centenário do manifesto artístico-cultural da Semana de Arte Moderna, completado em fevereiro deste ano. O ato aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922.



De acordo com o secretário interino de Educação de Guarujá, “o Projeto tem por objetivo promover a ampliação do repertório cultural dos estudantes, a partir da reflexão e imersão, deste que foi um evento para a cultura do País”.

Semana de Arte Moderna de 1922

O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras: pintura, escultura e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Esse evento trouxe uma ruptura ao conservadorismo estético da época e influenciou vários movimentos artísticos e culturais, até os dias de hoje.

Programação:

15/06 (Quarta-feira)

E.M. Lúcia Flora

Artistas: Ronald de Carvalho (escritor) e Hildegardo Leão Velloso (escultor)

22/06 (Quarta-feira)

E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo

Artistas: Guilherme de Almeida (escritor) e Antonio Paim Vieira (pintor)

27/06 (Segunda-feira)


E.M. Ary da Silva Souza

Artistas: Afonso Schmidt (escritor) e Ernani Braga (músico)

28/06 (Terça-feira)

E.M. Benedita Blac

Artistas: Manuel Bandeira (escritor) e Ferrignac (pintor)

29/06 (Quarta-feira)

E.M. Ivonete da Silva Câmara

Artistas: Ribeiro Couto (escritor) e Guiomar Novaes (música)

30/06 (Quinta-feira)


E.M. Napoleão Rodrigues Laureano

Artistas: Mario de Andrade (escritor) e Zaina Aita (pintora)

01/07 (Sexta-feira)

E.M. Gladston Jafet

Artistas: Tácito de Almeida (escritor) e Victor Brecheret (escultor)

16/08 (Terça-feira)

E.M. 1º de Maio

Artistas: Sérgio Milliet (escritor) e Heitor Villa-Lobos (músico)

09/09 (Sexta-feira)

E.M. Dirce Valério Gracia

Artistas: Menotti del Picchia (escritor) e John Graz (pintor)

14/10 (Sexta-feira)

E.M. Benedito Cláudio


Artistas: Álvaro Moreyra (escritor) e Anita Malfatti (pintora)




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conrado-e-baixista-recebem-alta-da-uti-um-mes-apos-acidente-que-matou-aleksandro-e-outros-cinco-no-interior-de-sp;-‘um-passo-dado’

G1 Santos

Conrado e baixista recebem alta da UTI um mês após acidente que matou Aleksandro e outros cinco no interior de SP; ‘um passo dado’

Cantor segue internado, mas na enfermaria. Sertanejo fazia dupla com Aleksandro, que morreu no grave acidente em Miracatu (SP). Conrado recebe alta da UTI em Registro — Foto: Reprodução O cantor Conrado e o baixista Júlio César Bugoli Lopes receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um mês após o acidente que matou Aleksandro e outras cinco pessoas na rodovia Régis Bittencourt, em Miracatu, no interior de São Paulo. […]

today7 de junho de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%