G1 Santos

Ameaça de massacre em escola no litoral de SP provoca pânico entre pais e professores: ‘Estejam preparados’

today16 de agosto de 2022 105

Fundo
share close

Alunos da Escola Estadual Primo Ferreira, em Santos, no litoral de São Paulo, foram alvos de ameaça de um massacre nesta terça-feira (16). A mensagem do suposto ataque dizia: “Estejam preparados para serem baleados”. O texto foi publicado em um grupo de WhatsApp intitulado ‘Massacre 16’. Ele foi criado por um usuário de nome Sofia Lopes, com número de telefone da Tailândia.

Além da ameaça, dezenas de ofensas racistas foram feitas, o nome do nazista Adolf Hitler foi saudado e uma menção à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) foi enviada.

Sem querer se identificar, o pai de uma jovem de 15 anos que estuda na escola alvo do grupo ‘Massacre 16’ disse que a filha não foi para a escola nessa terça. “Não nos sentimos seguros”. Ele também tem outros dois filhos em escolas vizinhas que não foram à unidade.

“Ficamos com receio agora de levar até em outros dias, porque na nossa cabeça isso pode acontecer sem ter nenhum comunicado”, afirma.

Segundo o pai, rumores de um massacre já tinham corrido pela escola antes das férias escolares. No entanto, ele explica que desta vez a ameaça chegou até a diretora da unidade, que se manifestou em um grupo com os pais dos alunos dizendo que pediu reforço do policiamento e registrou um boletim de ocorrência.



Ação da direção e do Estado

Ainda na mensagem, a diretoria garantiu que acionou a Secretaria Estadual de Educação e a escola estaria aberta, mas entenderia o receio de alguns pais e a escola não registraria falta para os alunos que não comparecessem às aulas nesta terça.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que “as equipes do programa Conviva SP e do Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec) acompanham o caso e prestam apoio à comunidade escolar”.

A pasta ressaltou que “repudia toda e qualquer forma de incitação à violência dentro ou fora das escolas”. Além disso, apontou que a Diretoria de Ensino de Santos e a escola seguem à disposição da comunidade escolar e das autoridades para mais esclarecimentos.

A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), afirmou, em nota, que o caso da Escola Estadual Primo Ferreira é acompanhado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A Seduc também disse repudiar qualquer forma de “incitação à violência, dentro ou fora das escolas, e também o compartilhamento de fake news”.

Uma onda de ameaças de massacres em escolas da Baixada Santista e Vale do Ribeira assusta os pais de estudantes.

Na segunda-feira (15), uma ameaça semelhante aconteceu em Registro, no interior de São Paulo. O alvo, neste caso, foram os alunos da Escola Estadual José Pacheco Lomba. Uma publicação no Instagram, em um perfil de nome ‘msscr’ [massacre], dizia que o bullying na escola iria acabar.

O autor da publicação postou a foto de uma espingarda e avisou que mataria cada um que fez bullying com ele. “Seus merdas, não estou sozinho”, dizia o perfil. As policias militar e civil estiveram na unidade e não encontraram nada de irregular, mas o caso segue sob investigação.

Na última quarta-feira (10), a Escola Estadual Olga Cury, no bairro Aparecida, recebeu um aviso sobre uma “chacina”. Na ocasião, a ameaça foi escrita dentro de uma parede do complexo escolar.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cristianismo-e-uma-definicao-de-vida-e-nao-de-propaganda-eleitoral

Pleno News

Cristianismo é uma definição de vida e não de propaganda eleitoral

Marisa Lobo - 16/08/2022 18h30 Bolsonaro e Michelle na Marcha para Jesus Foto: Homerilson Rodrigues Hoje começou a campanha oficial das eleições 2022. Milhões de eleitores em todo Brasil terão que decidir quais candidatos devem ter a oportunidade de representá-los nas respectivas casas legislativas do país. Entre eles, algo deve se destacar com maior força este ano: o cristianismo! Acredito que o Brasil aprendeu a reconhecer melhor a importância dos […]

today16 de agosto de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%