G1 Mundo

Americano cruza fronteira da Coreia do Norte sem autorização durante passeio por zona desmilitarizada

today18 de julho de 2023 14

Fundo
share close

O batalhão da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua na região suspeita que ele esteja sob custódia do Exército norte-coreano.

“Acreditamos que ele esteja atualmente sob custódia da Coreia do Norte e estamos trabalhando com nossos colegas do exército norte-coreano para resolver este incidente”, disse Comando das Nações Unidas, que atua na região desde 1950, quando houve o início da guerra entre as duas Coreias.

O nome do americano não foi divulgado. O jornal sul-coreano Dong-a Ilbo afirma que se trata de um militar dos EUA, informação confirmada por duas fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.



A assessoria de viagem do Departamento de Estado dos EUA recomenda que cidadãos americanos de não entrem na Coreia do Norte “devido ao sério risco contínuo de prisão e detenção de longo prazo.”

O americano cruzou a fronteira na aldeia Panmunjon, que fica dentro da Zona Desmilitarizada (ZDM), área de 250 km de comprimento por 2 km de largura entre as duas Coreias que é controlada ONU.

A aldeia foi criada ainda na década de 1950, não tem moradores e é um dos pontos turísticos da região.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul promove diversos tipos de passeios pela Zona Desmilitarizada. Para cidadãos coreanos, um tour por 7 pontos custa 10 mil wons (cerca de R$ 38).

Segundo o site, entretanto, essas visitas estão suspensas para estrangeiros.

Militares sul-coreanos ficam de guarda do lado sul da fronteira com a Coreia do Norte em foto de arquivo de junho de 2019 — Foto: AP Photo/Ahn Young-joon/Arquivo

Fronteira entre a Coreia do Norte e do Sul — Foto: Google Maps/Flourish




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

4-fatos-que-revelam-magnitude-das-novas-ondas-de-calor-pelo-mundo

G1 Mundo

4 fatos que revelam magnitude das novas ondas de calor pelo mundo

Especialistas dizem que os recordes de temperatura quebrados nas últimas semanas durante o verão no Hemisfério Norte, embora tenham sido projetados, chegam mais rápido do que o esperado, e mantêm os governos da região em alerta. "Estamos entrando em um terreno desconhecido", divulgou na semana passada a Organização Meteorológica Internacional, dias após as observações das maiores temperaturas da história, no mês de junho mais quente desde que os registros foram […]

today18 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%