G1 Santos

Amiga de Jandira Martini dos tempos de escola relembra primeiros passos da atriz no teatro: ‘mulher muito segura’

today30 de janeiro de 2024 3

Fundo
share close

A gente estudava muita literatura, questionávamos tudo. A gente era metida! Éramos muito metidas”, contou ao g1, divertindo-se com as memórias da amiga. Ambas começaram a atuar na década de 60.

Neyde é professora doutora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os caminhos dela e de Jandira se cruzaram no Colégio São José, na cidade do litoral paulista, quando ainda eram adolescentes. Ao contrário de outras meninas da sala, elas se interessavam pelas mesmas coisas e já mostravam fascínio pelo teatro.

Ainda no colégio, Jandira e Neyde se tornaram conhecidas na cidade pelo talento com a declamação [recitar ou apresentar em voz alta um texto].



Segundo a diretora, elas eram convidadas para ler poemas em vários eventos, incluindo jantares no Rotary Club de Santos, e chamavam atenção pela voz. Não demorou muito para a atuação começar a ganhar ainda mais espaço na vida das duas.

Jandira em jantar com amigas em 2023. Na foto: Sueli Pires de Campos (à esquerda), Neyde veneziano (à direita) e Eliana Rocha (em pé) — Foto: Arquivo pessoal

À frente de grupo teatral

Foi em 1964, quando começaram o curso de Letras na Universidade Católica de Santos (Unisantos), que Neyde e Jandira se juntaram a outras personalidades que se tornariam icônicas na arte. Elas coordenavam um grupo teatral (Teatro Escola da Faculdade de Filosofia e Letras de Santos – TEFFI) que venceu prêmios e conquistou vários troféus, dentro e fora do litoral de São Paulo.

“Quando fomos para a faculdade, fomos obrigados a montar um show de calouros, porque era o trote. Aí a gente juntou o Ney Latorraca no grupo. E eu era muito amiga do Rubens Ewald [já falecido]. Então, de repente, formamos um grupo que até hoje fico pensando: como fomos privilegiados. Porque era um grupo de pessoas muito inteligentes, muito espertas para toda manifestação artística”, disse.

Outros dois que integravam a turma eram o autor e dramaturgo Carlos Alberto Soffredini – também já falecido – e a atriz Eliana Rocha, ambos santistas.

Jandira Martini em ‘Escrito nas Estrelas’, 2010 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

‘Chamava atenção pela segurança’

A vida conduziu as amigas a diferentes caminhos, mas elas mantiveram o contato. Enquanto Jandira foi estudar na Universidade de São Paulo (USP), Neyde optou pela vida acadêmica na Unicamp.

Apesar da distância provocada pela agenda de trabalho, a diretora ressaltou nunca ter esquecido da voz e personalidade impactantes da amiga.

“Ela tinha uma voz incrível, eu falava que era a melhor voz do teatro brasileiro. Tinha um humor diferenciado, que era um humor satírico. E era uma mulher muito segura. Onde ela entrava, chamava atenção pela segurança, pela figura dela”, contou.

Reveja cena de Jandira Martini em novela O Clone

Reveja cena de Jandira Martini em novela O Clone

A atriz Jandira Martini, de 78 anos, morreu na noite de segunda-feira, em São Paulo, após uma longa batalha contra um câncer no pulmão. O comunicado foi feito nas redes sociais pelo ator Marcos Caruso, amigo da atriz há décadas.

Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, Jandira era formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Ela fez várias novelas na TV Globo, e entre as interpretações mais famosas está Zoraide, da novela “O Clone”. A atriz morava em São Paulo com a família.

O velório de Jandira será restrito à família e amigos nesta terça-feira (30), no Funeral Home, bairro Bela Vista, em São Paulo, das 20h às 3h. Já a cerimônia de cremação, também restrita, ocorrerá às 9h30 da próxima quarta-feira (31) no Crematório Vale dos Pinheirais, no bairro Jardim Primavera, em Mauá.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-conquista-quarto-lugar-no-campeonato-paulista

Prefeitura de Guarujá

Guarujá conquista quarto lugar no Campeonato Paulista

Equipe empatou no tempo normal por 3 a 3 contra a Portuguesa Santista, mas acabou sendo derrotada na disputa de pênaltis  A equipe de Beach Soccer de Guarujá ficou com o quarto lugar do Campeonato Paulista, na última sexta-feira (26). A equipe empatou no tempo normal por 3 a 3 contra a Portuguesa Santista, mas acabou sendo derrotada na disputa de pênaltis. A 2ª fase da competição foi sediada na Represa de […]

today30 de janeiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%