G1 Mundo

Antes e depois: veja os efeitos da enchente na Líbia em imagens por satélite

today12 de setembro de 2023 24

Fundo
share close

A cidade de Derna, de cerca de 125 mil moradores, ficou destroçada. Há prédios destruídos, carros virados com os chassis para o alto e lama e entulho pela cidade toda.


Imagem Planet Labs PBC via AP Imagem Planet Labs PBC via AP



Cidade de Derna, uma das mais atingidas pelas enchentes na Líbia — Foto 1: Planet Labs PBC via AP — Foto 2: Planet Labs PBC via AP

Milhares de pessoas morreram e pelo menos 10 mil estão desaparecidas por causa das enchentes na Líbia, causada por uma tempestade. A água destroçou barragens, derrubou prédios e pode ter destruído até um quarto da cidade de Derna, uma das mais atingidas.

A cidade de Derna, de cerca de 125 mil moradores, ficou destroçada. Há prédios destruídos, carros virados com os chassis para o alto e lama e entulho pela cidade toda.

De acordo com Mohamad al-Qabisi, diretor de um hospital de Derna, cerca de 2.200 pessoas morreram na cidade.

Há imagens de enterros em vala comum e corpos espalhados pelas ruas.

Fortes chuvas deixam cidades da Líbia debaixo d'água

Fortes chuvas deixam cidades da Líbia debaixo d’água

Relato de ministro da aviação

Hichem Abu Chkiouat, o ministro de aviação, afirmou que há corpos por todo canto: no mar, nos vales e embaixo das pontes. “Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu”, afirmou ele.

A cidade de Bengazi, a segunda maior do país, também foi atingida.

Imagem Planet Labs PBC via AP Imagem Planet Labs PBC via AP

No canto esquerdo inferior é possível ver a barragem que foi rompida — Foto 1: Planet Labs PBC via AP — Foto 2: Planet Labs PBC via AP

A cidade de Derna recebe águas de um rio sazonal. Há barragens para proteger o núcleo urbano, mas duas delas foram destroçadas.

Em um estudo publicado no ano passado, o hidrologista Abdelwanees A. R. Ashoor disse que há inundação frequente nas margens dos rios que eram uma ameaça à Derna. Ele disse que desde 1942 houve cinco enchentes, e pediu manutenção nas barragens.

Veja imagens da enchente que atingiu a cidade de Derna

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

empresa-investigada-por-corrupcao-na-intervencao-federal-no-rj-tem-ligacao-com-morte-de-presidente-do-haiti;-entenda

G1 Mundo

Empresa investigada por corrupção na intervenção federal no RJ tem ligação com morte de presidente do Haiti; entenda

O governo americano apurava a suspeita de ligação da CTU com o assassinato do presidente do Haiti, Jovenel Moïse, em um ataque a tiros em julho de 2021, e repassou à Polícia Federal em 2022 informações sobre um possível superfaturamento de um contrato da empresa no Brasil (leia mais sobre a operação). O gabinete da intervenção era chefiado pelo general Braga Netto, que depois foi ministro da Casa Civil, candidato […]

today12 de setembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%