G1 Santos

Aos 91 anos, carpinteiro constrói carros alegóricos de escola de samba no litoral de SP

today29 de janeiro de 2023 19

Fundo
share close

‘Seo Salário’, em entrevista a TV Tribuna, afiliada da Globo, contou que faz parte da construção do desfile da agremiação de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP), desde quando os carros alegóricos ainda eram empurrados com as mãos e chamados de ‘tripé’.

“Essa escola para mim, depois que eu comecei a frequentar, é uma coisa que ficou dentro do meu coração. Não sei explicar o que pode ser. Então, me chamam para fazer uma coisa, eu vou. Me chamam para sair com a escola, eu saio. Eu estou sempre dentro dela”, disse.

Força de vontade de ‘Seo Salário’ é uma inspiração para os componentes da Mocidade Amazonense — Foto: Reprodução/TV Tribuna



Segundo ele, o primeiro contato com a carpintaria foi aos 13 anos. Na época, ele recebia o salário seis meses depois de começar o trabalho. Certa vez, quando foi reclamar do atraso no pagamento, recebeu o apelido de ‘Seo Salário’, como é conhecido até hoje.

“Fui lá [falar com o dono da carpintaria] e ele [disse]: ‘Vai embora daqui, seu moleque. Quer salário, quer aumento, cai fora daqui’. Eu saí e fiquei em cima de uma pilha de madeira chorando. Daqui a pouco, o rapaz [que fazia o pagamento] começou a chamar ‘salário’. Ninguém sabia o que era, ninguém falava nada. Ele falou: ‘É você Wallace, vem aqui. Eu te chamei de ‘salário’ porque você estava reclamando do salário'”, lembrou.

‘Seo Salário’ já foi vice-presidente da Mocidade Amazonense duas vezes e afirma uma satisfação em ver os carros alegóricos prontos. “Todos eles ficam bonitos, não só da nossa escola, como das outras também. Fica uma coisa bonita”.

Carpinteiro de 91 anos constrói carros alegóricos da Mocidade Amazonense de Guarujá — Foto: Reprodução/TV Tribuna

“Eu gosto de Carnaval porque eu vejo o povo se divertir. Eu vendo, já fico feliz. Então, isso aí me enche de alegria e eu continuo fazendo a minha parte”.

O filho de Rocha também faz parte desta história. Segundo ‘Seo Salário’, ele foi presidente da agremiação e o responsável por fazer os primeiros carros alegóricos. O carpinteiro acrescentou ainda a felicidade do nome da quadra da escola ser ‘William Rocha’, como forma de homenagem ao filho.

A força de vontade de ‘Seo Salário’, aos 91 anos, é uma inspiração para todos os componentes da escola de samba. O carnavalesco Renan de Carvalho afirmou que Rocha é uma das peças principais para contar a história da Mocidade Amazonense na avenida.

‘Seo Salário’, faz parte da escola de samba de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/TV Tribuna

“50 anos de história. Não podia faltar os nossos fundadores e o Seo Salário, que até hoje está aqui no barracão com a gente, com mais de 90 anos, trabalhando e produzindo as nossas alegorias. A Mocidade Amazonense vai emocionar na avenida”.

O vice-presidente da Amazonense, Ousacir Francisco, destacou a criatividade do carpinteiro. “Ele tem uma imaginação muito grande. Então, ele é de suma importância para gente. Ele entende mesmo, principalmente de carpintaria, de madeira, ele é o craque“.

Wallace Rocha, de 91 anos, afirma ter no trabalho uma satisfação em ver os carros alegóricos prontos — Foto: Reprodução/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fabrica-de-municoes-no-ira-e-atingida-por-ataque-de-drone

G1 Mundo

Fábrica de munições no Irã é atingida por ataque de drone

Ninguém havia reivindicado autoria até a última atualização desta notícia. A explosão ocorreu em meio a tensões com o Ocidente sobre a atividade nuclear de Teerã e o fornecimento de armas para a guerra da Rússia na Ucrânia. O Irã vive ainda meses de manifestações antigovernamentais por todo o país. Momento em que um drone bombardeia uma fábrica de munições em Isfahan, no Irã, em 29 de janeiro de 2023. […]

today29 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%