G1 Mundo

Apoio a resolução brasileira sobre conflito Israel x Hamas surpreendeu diplomatas brasileiros

today18 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

O que surpreendeu foi conseguir o apoio de membros permanentes, como França e China, e a totalidade dos membros não permanentes.

A resolução brasileira foi aprovada por 12 votos. Houve duas abstenções: Rússia e Reino Unido. E o veto dos Estados Unidos.

A resolução, portanto, teria passado com boa aprovação se não fosse o veto dos americanos. O Brasil já havia percebido que os Estados Unidos, aliados incondicionais de Israel, estavam tocando a resolução em banho-maria. A todo momento, a posição dos americanos era de que Washington não havia dado instruções à missão sobre como votar. A avaliação era que os Estados Unidos esperavam a volta de Joe Biden da viagem que faz a Israel.



O Brasil, no entanto, amarrou apoios e decidiu ir para a votação com o objetivo de mostrar que não estava inerte diante de uma situação tão grave. O resultado da votação, na avaliação de diplomatas, mostrou que o país manteve a liderança do processo e conseguiu amarrar apoios, apesar dos EUA.

O Brasil nunca contou com a possibilidade de os EUA votarem a favor da resolução. A esperança dos diplomatas brasileiros era numa eventual – mas, como admitiam, improvável – abstenção.

“Os Estados Unidos foram os Estados Unidos”, disse um fonte do Itamaraty.

O Brasil vinha negociando o texto desde o final de semana. Após algumas idas e vindas, colocou hoje a versão final para votar.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

veja-o-que-e-#fato-ou-#fake-em-videos-que-viralizaram-durante-o-conflito-entre-israel-e-hamas

G1 Mundo

Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos que viralizaram durante o conflito entre Israel e Hamas

Um vídeo mostra dois homens de uniforme militar presos a correntes de costas para uma fogueira até que são atingidos pelas chamas e queimados vivos. Legendas dizem que as cenas são relacionadas ao conflito Israel x Hamas. É #FAKE. Uma legenda diz: "Hamas queimando soldados israelenses (...)". É #FAKE que vídeo em que soldados são queimados vivos tenha sido gravado em Israel e em 2023 — Foto: Reprodução ✅ Clique […]

today18 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%