G1 Mundo

Após eleição de Milei, Lula diz que ‘não tem que gostar’ de outros presidentes: ‘Cada um defendendo seus interesses’

today21 de novembro de 2023 10

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21), em discurso, que não precisa “gostar” dos presidentes dos países da região, mas sim, sentar na mesa com eles em busca de acordos.

Lula deu a declaração dois dias após o economista ultraliberal Javier Milei – que critica o Mercosul e deu declarações ofensivas a Lula nos últimos meses – vencer as eleições presidenciais na Argentina, no domingo (19).

O presidente brasileiro não citou Milei nominalmente, mas disse que não precisa gostar “do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela”. Desses, apenas o argentino é de corrente ideológica oposta à de Lula.



“Nós estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais mesma de 2002, de 2004, 2006. Nós vamos ter problemas politicos. E, ao invés de reclamar dos problemas políticos, nós temos que ser inteligentes e tentar resolvê-los, tentar conversar. Tentar fazer com que as pessoas aprendam a conviver democraticamente na adversidade”, declarou.

“Eu não tenho que gostar do presidente do Chile, da Argentina, da Venezuela. Ele não tem que ser meu amigo. Ele tem que ser presidente do país dele, eu tenho que ser presidente do meu país. Nós temos que ter política de Estado brasileira e ele do Estado dele. Nós temos que nos sentar na mesa, cada um defendendo os seus interesses. Não pode ter supremacia de um sobre o outro, a gente tem que chegar a um acordo. Essa é a arte da democracia. A gente tem que chegar a um acordo”, disse Lula.

Lula deu as declarações em um discurso na cerimônia de formatura de novos diplomatas no Instituto Rio Branco – escola de formação do Ministério das Relações Exteriores.

Quem é Javier Milei: novo presidente da Argentina

Quem é Javier Milei: novo presidente da Argentina

Ouça, no episódio abaixo do podcast O Assunto, mais detalhes sobre o desafio do Itamaraty para as relações Brasil-Argentina:

Brasil espera manter relação histórica com a Argentina após vitória de Milei

Brasil espera manter relação histórica com a Argentina após vitória de Milei

No discurso, Lula relembrou de mandatos anteriores e citou a importância da relação com a Argentina e demais vizinhos do continente.

“A Argentina é um país parceiro, Brasil tem uma relação extraordinária com a Argentina, foi o primeiro país que eu visitei para dar demonstração em 2003 que a gente ia ter uma forte política para América do Sul”, disse.

Os primeiros mandatos de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff no Brasil, de 2003 a 2016, coincidiram com os mandatos na Argentina de Néstor Kirchner e da mulher, Cristina Kirchner.

O casal, que “fundou” uma linha política conhecida no país como “kirchnerismo”, é vinculado à corrente chamada de “peronismo”, marcada por governos populistas, de ampla ação estatal e muito ligados a sindicatos – características próximas às dos governos petistas.

Javier Milei, por sua vez, venceu as eleições deste ano com discurso oposto, de viés ultraliberal e defensor do Estado mínimo. O presidente eleito já anunciou, por exemplo, que pretende privatizar empresas de comunicação e petróleo que hoje pertencem ao governo argentino.

Argentina de Milei não deve romper com Mercosul, avaliam especialistas brasileiros

Argentina de Milei não deve romper com Mercosul, avaliam especialistas brasileiros




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-e-karina-milei,-a-irma-que-o-presidente-eleito-da-argentina-chama-de-‘o-chefe’

G1 Mundo

Quem é Karina Milei, a irmã que o presidente eleito da Argentina chama de ‘o chefe’

Visivelmente emocionada, abraçou seu irmão, e ambos saudaram a plateia do palco, onde os seguidores gritavam "liberdade, liberdade, liberdade". Fiel ao seu perfil discreto, ela não disse muito mais. Sabe-se pouco sobre sua vida, e é difícil ter acesso a ela. Mas aqueles que conhecem Milei dizem que ela é a "grande arquiteta" por trás do projeto do libertário antissistema. Ela é sua principal estrategista, conselheira e a figura central […]

today21 de novembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%