G1 Mundo

Após estadia de Bolsonaro em embaixada, Itamaraty chama embaixador húngaro para conversas

today25 de março de 2024 7

Fundo
share close

Halmai se reuniu com a titular da Secretaria de Europa e América do Norte, Maria Luisa Escorel. O Palácio do Planalto também foi comunicado sobre a reunião.

New York Times: Bolsonaro se escondeu em embaixada da Hungria



New York Times: Bolsonaro se escondeu em embaixada da Hungria

Na diplomacia, o simbolismo de chamar um embaixador para conversas depende do contexto. No caso da Hungria, o Brasil queria a prestação de informações claras e detalhadas sobre a ida de Bolsonaro à embaixada.

Como, por decisão do governo, não foi nem o presidente Lula que chamou o embaixador nem o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o peso diplomático é menor.

No mesmo dia, horas após a operação, Orbán utilizou uma rede social para declarar apoio ao amigo. Orbán postou uma foto com Bolsonaro, com a seguinte legenda: “Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente Jair Bolsonaro”.

Postagem de Viktor Orban no dia em Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal — Foto: Reprodução/X

Por conta da postagem, Hamai foi chamado ao Itamaraty para conversas. Ou seja, é a segunda vez em menos de 2 meses que o embaixador húngaro é chamado ao MRE para conversas.

Em nota, a defesa de Bolsonaro confirma que o ex-presidente ficou dois dias hospedado na embaixada, “a convite”.

No comunicado divulgado à imprensa, os advogados do ex-presidente disseram que ele “passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo” e que, no período, o ex-presidente “conversou com diversas autoridades húngaras “atualizando os cenários políticos das duas nações”.

Bolsonaro e Orbán durante visita do presidente brasileiro à Hungria em fevereiro de 2022. — Foto: Alan Santos/PR

Em dezembro de 2023, os dois se encontraram na posse de Javier Milei – que também é um ultradireitista – como presidente da Argentina.

No dia 12 de fevereiro, data em que se dirigiu à embaixada húngara, Bolsonaro postou um vídeo em uma rede social convocando apoiadores para um ato em sua defesa no dia 25 de fevereiro na Avenida Paulista, em São Paulo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bolsonaro-na-embaixada-da-hungria:-entenda-a-ligacao-do-ex-presidente-com-viktor-orban,-o-primeiro-ministro-hungaro

G1 Mundo

Bolsonaro na embaixada da Hungria: entenda a ligação do ex-presidente com Viktor Orbán, o primeiro-ministro húngaro

A defesa de Bolsonaro confirmou que o ex-presidente ficou dois dias hospedado na embaixada, "a convite" (leia mais abaixo). Segundo os advogados, Bolsonaro esteve no local para "manter contato com autoridades do país amigo". A defesa também afirma que, no período, o ex-presidente conversou com diversas autoridades húngaras "atualizando os cenários políticos das duas nações" (leia aqui a íntegra da nota da defesa de Bolsonaro). Bolsonaro tem uma relação de […]

today25 de março de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%