G1 Mundo

Após EUA, manifestações pró-Palestina crescem em universidades na França

today26 de abril de 2024 10

Fundo
share close

Na faculdade Science Po, uma das mais famosas da França, estudantes e militantes bloquearam o acesso ao prédio. Também houve protestos em Sorbonne.




Protestos pró-Palestina crescem também em universidades da Europa

Protestos pró-Palestina crescem também em universidades da Europa

A entrada do edifício histórico da renomada faculdade de ciências políticas, por onde já passaram cinco ex-presidentes franceses, foi obstruída com material de construção e lixeiras pelos manifestantes.

Na manhã desta sexta-feira era possível ver pelas janelas que estudantes passaram a noite no local, vestidos com kufiyas, e bandeiras palestinas penduradas em apoio à sua luta.

O comitê Palestina do Sciences Po pede “uma condenação explícita das ações de Israel” em Gaza e o “fim da colaboração” a todas as “instituições” consideradas cúmplices da “opressão sistêmica ao povo palestino”, afirmou.

O grupo pede o fim “à repressão das vozes pró-palestinas no campus”, após o centro de elite ser acusado de permitir que o antissemitismo floresça.

A AFP não conseguiu contato com a direção do centro.

Manifestantes pró-Palestina bloqueiam entrada da prestigiosa faculdade francesa Science Po, em Paris, em 26 de abril de 2024. — Foto: Dimitar Dilkoff/ AFP

A nova ação ocorre quando os protestos em defesa dos palestinos se multiplicam em universidades dos Estados Unidos, embora na França ainda não ocorram de forma ampla.

O presidente do Conselho Representativo de Instituições Judaicas da França (Crif), Yonathan Arfi, disse ao canal francês LCI considerar “perigosa” a mobilização.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Notícias

Por que popular lugar de fotos do Monte Fuji será bloqueado para turistas

A construção da rede, que terá 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento, começará na próxima semana, informou um funcionário da administração da cidade de Fujikawaguchiko nesta sexta-feira. "É lamentável que tenhamos que fazer isto por causa de alguns turistas que não conseguem respeitar as regras", deixando lixo no local ou ignorando as regras de trânsito, disse à AFP. O turismo no Japão aumenta desde o fim das restrições da pandemia de covid e registra números recordes, com […]

today26 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%