G1 Mundo

Após pressão do Ocidente, presidente de Israel sinaliza chance de nova trégua

today19 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Após a pressão de países aliados por uma nova pausa nos bombardeios, o presidente de Israel, Isaac Herzog, disse nesta terça-feira (19) que o país está pronto para outra trégua.

Herzog disse ainda que o governo israelense está disposto a debater a pausa nos ataques à Faixa de Gaza mediada por países estrangeiros para recuperar os cerca de 135 reféns ainda detidos pelo Hamas.

“Israel está pronto para outra pausa humanitária e ajuda humanitária adicional, a fim de permitir a libertação de reféns”, disse Herzog, numa reunião de embaixadores, de acordo com o seu gabinete. “E a responsabilidade recai inteiramente sobre (o líder do Hamas, Yahya) Sinwar e (outras) lideranças do Hamas”, disse ele.



Embora seja o presidente de Israel, Herzog não chefia o governo, função que cabe ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, nem tem poder de decisão sobre matérias do tipo.

Mas a sinalização acontece no momento em que líderes do Ocidente pressionam o governo israelense para uma nova pausa.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou o que chamou de “bombardeios indiscriminados” por parte de Israel. Já o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, o ex-premiê David Cameron, se reuniu com os homólogos da França e Itália para pressionar por um “cessar-fogo sustentável” no conflito.

Nesta terça, o Conselho de Segurança da ONU deve votar uma nova resolução pedindo “o cessar-fogo urgente e duradouro”. Um possível veto Estados Unidos, no entanto, pode inviabilizar o texto.

Também nesta terça, o Ministério da Saúde do Hamas disse que 20 pessoas morreram em um bombardeio israelense na cidade de Rafah, perto da fronteira de Gaza com o Egito. Segundo o ministério, 19.667 pessoas morreram por conta dos bombardeios de Israel na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.

Os números não foram identificados de forma independente.

Guerra em Gaza: Conselho de Segurança da ONU vota nova resolução

Guerra em Gaza: Conselho de Segurança da ONU vota nova resolução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governador-do-texas-assina-pacote-de-leis-para-prender-imigrantes-ilegais

G1 Mundo

Governador do Texas assina pacote de leis para prender imigrantes ilegais

No ápice de sua drástica cruzada contra os imigrantes ilegais e, por tabela, contra o governo de Joe Biden, o governador republicano do Texas, Greg Abbott, assinou uma lei que torna crime quem cruzar ilegalmente as fronteiras do segundo estado mais populoso dos EUA. Se não apresentar documentos, o imigrante será preso e deportado para o México. Se for reincidente, a pena de prisão pode chegar a 20 anos. Conhecida […]

today19 de dezembro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%