G1 Mundo

Após receber secretário dos EUA, Lula deve se reunir com chanceler russo nesta quinta

today21 de fevereiro de 2024 11

Fundo
share close

Assim como outros chanceleres, Sergey Lavrov está no Brasil para cumprir agendas relacionadas ao G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Esta é a segunda visita de Lavrov ao país desde que Lula tomou posse como presidente (leia detalhes mais abaixo).

Após o encontro, o Planalto divulgou nota na qual afirmou que os dois discutiram diversos temas, entre os quais:



  • inclusão social com combate à fome e à pobreza;
  • desenvolvimento sustentável;
  • reforma da governança global;
  • políticas sociais e de responsabilidade fiscal;
  • conflito entre Venezuela e Guiana.

Rússia toma controle de cidade estratégica após saída de tropas da Ucrânia

Rússia toma controle de cidade estratégica após saída de tropas da Ucrânia

Os temas do encontro não foram confirmados oficialmente. No entanto, a reunião acontece às vésperas de a guerra entre Rússia e Ucrânia completar dois anos. A expectativa entre integrantes do governo é que o tema seja abordado.

Desde que tomou posse, Lula tem defendido que os países cheguem a um acordo. Lula também tem defendido que um “clube da paz”, formado por alguns países, possa mediar os termos, entre os quais China, Indonésia e Índia.

Conforme a Presidência da República, no encontro desta quarta-feira com Blinken, Lula citou o assunto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no dia 21 de fevereiro de 2024 com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na ocasião, Lavrov afirmou que Brasil e Rússia têm visões similares sobre questões globais. O chanceler russo também agradeceu ao país por buscar uma solução para a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Estamos agradecendo pela contribuição em busca da solução deste conflito, deste problema. Estamos levando em consideração e precisamos resolver de forma duradoura. isto é muito importante”, disse Lavrov na ocasião.

Governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel

Governo Lula cogita expulsar embaixador de Israel

A reunião entre Lula e Lavrov acontece em meio à crise diplomática com Israel. No último domingo (18), Lula comparou o que acontece na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus por nazistas.

Em um novo episódio da crise, nesta terça (20), Israel Katz publicou em uma rede social uma cobrança pública a Lula. “Que vergonha. Sua comparação é promíscua, delirante. Vergonha para o Brasil e um cuspe no rosto dos judeus brasileiros”, escreveu Katz.

Em resposta, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, chamou o comportamento de “insólito” e “revoltante”. “É uma vergonhosa página da história da diplomacia de Israel, com recurso a linguagem chula e irresponsável”, acrescentou.

Em outubro do ano passado, o Brasil e Rússia apresentaram ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) propostas de resolução que, em linhas gerais, previam cessar-fogo e abertura de corredores humanitários. As resoluções foram rejeitadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ministro-de-israel-publica-video-com-brasileira-que-teve-namorado-assassinado-pelo-hamas-e-volta-a-citar-lula

G1 Mundo

Ministro de Israel publica vídeo com brasileira que teve namorado assassinado pelo Hamas e volta a citar Lula

Desta vez, Katz apareceu ao lado de uma brasileira que ele identifica como Rafaela Treistman, de 20 anos. Ele afirma no texto que a mulher estava em uma festa que terroristas do Hamas atacaram em 7 de outubro. "Presidente Lula, ao comparar nossa guerra justa contra o Hamas aos atos desumanos de Hitler e dos nazistas, Raffaele tem uma mensagem para você. Você deve ouvir", diz o ministro. Em um […]

today21 de fevereiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%