G1 Mundo

Após ser presa, vice-presidente do Parlamento Europeu é destituída do cargo por escândalo de corrupção

today13 de dezembro de 2022 17

Fundo
share close

Em um caso que abalou um dos organismos com mais credibilidade na Europa, Kaili foi presa na sexta-feira (9) após uma investigação da Promotoria da Bélgica apontar que o governo do Catar, anfitrião da Copa do Mundo, subornou Kaili para influenciar a tomada de decisões. A agora ex-vice-presidente, que é também deputada da Grécia, negou as acusações.

Por ampla maioria – 625 votos a favor e apenas um contra, além de duas abstenções -, os parlamentares destituíram a deputada grega de seu cargo. Ela também perdeu o assento no Parlamento.

“A integridade do Parlamento Europeu vem em primeiro lugar”, tuitou a presidente do Parlamento, Roberta Metsola, após a votação.



O caso, no qual a polícia descobriu pilhas de dinheiro em operações de busca e apreensão em 19 casas e escritórios oficiais, lança uma sombra sobre o Parlamento Europeu, que busca ser uma bússola moral mundial, criticando os abusos de direitos globais e repreendendo os governos da UE por qualquer indício de impropriedade.

Representantes de vários países da UE, incluindo a Alemanha, admitiram que a credibilidade do bloco europeu está em jogo por conta do escândalo. Já o chanceler da Hungria, país que costuma ser criticados pelo Parlamento Europeu por conta de posturas autocratas de seu líder, Viktor Orbán, afirmou que a Casa “perdeu a superioridade moral”.

“A partir de agora, o Parlamento Europeu não poderá falar sobre corrupção de maneira crível”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto.

Foto de arquivo de 7 de dezembro de 2022 mostra a vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, durante cerimônia. Ela seria uma das pessoas presa preventivamente em investigação de corrupção. — Foto: Eric Vida;/European Parliament/AFP

Eva Kaili ainda não se manifestou desde que o escândalo veio a público, mas, nesta terça, seu advogado na Grécia, Michalis Dimitrakopoulos, disse à rede Open TV que “a posição dela é que ela é inocente, posso te dizer isso. Ela não tem nada a ver com o financiamento do Catar, nada, explícita e inequivocamente”.

O governo do Catar negou qualquer irregularidade.

O Ministério Público da Bélgica vinha investigando a suspeita de que o um país do Golfo Pérsico buscava meios ilegais para influenciar parlamentares europeus havia quatro meses.

Segundo fontes da Promotoria ouvidas pela imprensa europeia, este país é o Catar, que pagou subornou deputados para que eles influenciassem o abafamento de investigações contra o governo do país.

Durante as operações de busca e apreensão, segundo a Promotoria, a polícia encontrou dinheiro em malas dentro de um quarto de hotel. O Ministério Público belga não divulgou a quantia e nem de quem seriam as bagagens.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiro-que-nasceu-no-ano-do-ultimo-titulo-argentino-nao-esconde-paixao-pela-selecao-rival-e-aposta-no-tri-da-argentina-no-catar

G1 Mundo

Brasileiro que nasceu no ano do último título argentino não esconde paixão pela seleção rival e aposta no tri da Argentina no Catar

Por ter nascido no último ano em que a Argentina foi campeã do mundo, em 1986, o jovem de Sorocaba (SP), hoje com 36 anos, destinou todo o amor que deveria sentir pela seleção brasileira justamente à sua rival mais memorável: a seleção argentina. Em quem, inclusive, ele deposita toda a esperança em bolões e sites de apostas ao ser questionado sobre quem vencerá a Copa do Mundo no Catar […]

today13 de dezembro de 2022 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%