G1 Santos

Ar-condicionado explode durante manutenção e técnico é socorrido em estado grave no interior de SP

today4 de abril de 2024 8

Fundo
share close

Um técnico, de 31 anos, que fazia a manutenção de um ar-condicionado em um centro artístico de Registro, no interior de São Paulo, foi conduzido ao hospital em estado grave após a condensadora – máquina externa – do equipamento explodir. Segundo o g1 apurou, nesta quinta-feira (4), ele teve fraturas nos punhos, ombro e algumas queimaduras pelo corpo.

O Espaço Grupo Caixa Preta, onde era feita a manutenção, acompanha o estado de saúde do rapaz e informou à equipe de reportagem que a vítima não corre risco de morte.

O acidente ocorreu por volta de 10h de quarta-feira (3). Contratado por uma empresa terceirizada, o funcionário estava em cima do telhado mexendo no aparelho quando a condensadora explodiu.



Em nota publicada nas redes sociais, o Espaço Grupo Caixa Preta informou ter acionado o resgate e que o homem recebeu os primeiros socorros. A prefeitura informou que, na sequência, a vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Assim que deu entrada na UPA o funcionário foi encaminhado ao Setor de Emergências, onde foi estabilizado e transferido para o Hospital Regional de Registro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nota oficial sobre acidente que ocorreu em Registro (SP) — Foto: Reprodução/Facebook

As atividades no centro artístico, suspensas no dia do acidente, foram retomadas. O g1 questionou o que teria causado a explosão do equipamento, mas os responsáveis pela unidade disseram que não tinham mais detalhes, e que vão se encontrar com representantes da empresa terceirizada.

No momento da explosão, não havia atividades em curso no centro cultural. O local onde a máquina explodiu é de acesso restrito e, portanto, estavam apenas a equipe de manutenção e um membro da equipe de produção do teatro, que não se feriram.

Após a explosão, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para verificar o cheiro de gás sentido no local, mas não detectou problemas. A empresa terceirizada e o centro artístico informaram que estão acompanhando e dando suporte ao colaborador.

De acordo com o técnico de climatização Bruno Ribeiro, proprietário da BR Frio Ar Condicionado, é incomum que a condensadora do aparelho exploda dessa forma. Para dizer o que causou o acidente, deve-se conhecer o gás que o ar-condicionado utiliza e se o profissional tomou certos cuidados.

“Esse novo gás [R32] que está sendo utilizado nos novos aparelhos é inflamável. Então, se a pessoa estiver efetuando a manutenção e não executar os procedimentos corretos, pode ocasionar [explosões]. Mas é bem difícil”, disse.

Veja alguns cuidados que o técnico deve tomar na hora de fazer a manutenção:

  • Antes de começar, verificar se a máquina está com fluido refrigerante no interior do aparelho com um manifold – aparelho que mede a pressão de gás – adequado;
  • Confirmar que não há nenhum tipo de microvazamento no sistema frigorífico que possa ter levado o ar a entrar no sistema;
  • Conferir o histórico do aparelho com manutenções anteriores para analisar se foi feito o procedimento de vácuo no sistema de maneira adequada. É preciso que a umidade relativa do ar tenha sido retirada do sistema frigorífico refrigerante antes de liberar gás;
  • Nunca colocar o ar-condicionado para funcionar com uma das válvulas de serviço fechadas;
  • Ao efetuar qualquer tipo de brasagem, ter certeza de que não há óleo ou resquício de gás.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

familia-de-surfista-morto-a-facadas-por-namorada-ve-justica-em-prisao-e-nada-a-comemorar:-‘so-perdemos’

G1 Santos

Família de surfista morto a facadas por namorada vê justiça em prisão e nada a comemorar: ‘só perdemos’

Carlos foi esfaqueado e morto no dia 3 de março, na casa em que moravam, no bairro Ribeirão Verde, em Ribeirão Preto. O laudo pericial apontou que a vítima foi golpeada no abdômen, pescoço, peito e face. A faca usada no crime não foi encontrada. Após se apresentar à polícia, Brenda passou por exame de corpo de delito e foi conduzida à cadeia de Franca (SP), onde deve permanecer até […]

today4 de abril de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%