À reportagem, a autora do vídeo relatou nesta quinta-feira (11) que o arco-íris pôde ser visto por aproximadamente 30 minutos, uma vez que a mudança climática ocorreu logo depois. A meteorologista Heloisa Pereira informou não ser possível relacionar o fenômeno à ventania.
A gravação foi feita pela especialista em tráfego digital Tamyres Tavares, por volta das 17h da última quarta-feira (10). Ela apontou a câmera para a orla da Prainha, em local próximo à Ponte Pênsil e registrou o arco-íris. O vídeo foi compartilhado por diversas páginas e internautas da região litorânea.
A mulher disse ter se sentido privilegiada por poder observá-lo. “Foi muito especial estar próxima da natureza e poder contemplar essa paisagem. Acho que ele [arco-íris] simboliza esperança, renovação, sorte. Sou muito grata por ter conseguido ver esse fenômeno natural tão lindo“.
Arco-íris ‘perfeito’ é registrado em São Vicente (SP) pouco antes de ventania — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A meteorologista Heloisa Pereira analisou o conteúdo e também a mudança climática registrada na Baixada Santista. Segundo ela, não é possível “correlacionar o fenômeno com a ventania, que é resultado do contraste térmico entre as massas de ar”.
A profissional acrescentou que o aparecimento de um arco-íris está relacionado com a “refletividade da radiação pelas partículas de água em suspensão na atmosfera”.
Podemos dizer que o aumento da umidade do ar, a passagem de algumas instabilidades pelo litoral, e logo na sequência as aberturas de sol na região fizeram com que o arco-íris ocorresse
— Heloisa Pereira, metereologista
Sobre a ventania, ela apontou que o citado contraste térmico entre as massas de ar “significa grande variação de pressão, em um curto período de tempo de uma área para outra. Por isso, o vento intenso”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Publicar comentários (0)