G1 Mundo

Ardern se despede emocionada no último dia como premiê da Nova Zelândia; Chris Hipkins assume nesta quarta-feira

today24 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

Dias depois de surpreender o mundo ao anunciar que “não tinha mais gás” para liderar o país e renunciaria, a líder de 42 anos chegou a uma reunião de políticos e anciãos maori na pequena cidade de Ratana, ao norte da capital Wellington, e foi instantaneamente cercada por apoiadores em busca de fotos.

“Obrigada do fundo do meu coração pelo maior privilégio da minha vida”, disse Ardern em um discurso.

Ex-premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, durante discurso de despedida do cargo — Foto: REUTERS



Ela renunciará na quarta-feira e será substituída pelo novo líder do Partido Trabalhista, Chris Hipkins.

Hipkins assume após ficar conhecido no país como o ministro da Covid. Ele foi o único indicado ao cargo e sua confirmação em uma reunião do partido foi em grande parte uma formalidade.

Conhecido como “Chippy”, Hipkins construiu uma reputação de competência no combate à Covid-19 e foi um solucionador de problemas para Ardern quando outros ministros do gabinete estavam enfrentando dificuldades.

Eleito pela primeira vez para o parlamento em 2008, ele se tornou um nome familiar à frente da resposta do governo à pandemia. Ele foi nomeado ministro da saúde em julho de 2020 antes de se tornar ministro de resposta à Covid no final daquele ano.

Chris Hipkins durante entrevista para canais de comunicação em 21 de janeiro de 2023 — Foto: Lucy Craymer/REUTERS

Ardern, junto com Hipkins e políticos da oposição, estavam fazendo uma visita anual a Ratana, onde uma celebração de uma semana é realizada pelo nascimento do profeta maori Tahupotiki Wiremu Ratana.

“Minha experiência geral neste cargo tem sido de amor, empatia e gentileza”, disse ela.

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern fala sobre as restrições do Covid-19 durante uma coletiva de imprensa em Wellington, em 23 de janeiro — Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP

Ícone global de esquerda, Ardern chamou a atenção por levar seu bebê a uma reunião da ONU e usar um hijab após um massacre contra muçulmanos. Embora tenha se tornado alvo de ódio e abuso online de extremistas de direita nas redes sociais, ela disse que estava deixando o cargo com amor no coração.

“Quero que saibam que parto com mais amor e carinho pela Nova Zelândia e seu povo do que quando comecei.”

Antes de ir para o local, Ardern enfrentou a mídia possivelmente pela última vez como primeira-ministra, sorrindo amplamente ao se recusar a responder a perguntas políticas, dizendo que agora eram responsabilidade de seu sucessor.

“Estou pronta para ser muitas coisas. Estou pronta para ser uma deputada. Estou pronta para ser uma irmã e uma mãe”, disse ela.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bandas-e-blocos-de-carnaval-devem-efetuar-pre-cadastro-em-guaruja-ate-sexta-feira

G1 Santos

Bandas e blocos de Carnaval devem efetuar pré-cadastro em Guarujá até sexta-feira

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, está com inscrições abertas para o pré-cadastro de bandas e blocos carnavalescos do município. O prazo, que começou no último dia 18, termina na próxima sexta-feira (27). Os interessados devem se cadastrar pessoalmente na sede da Secretaria de Cultura (Secult), na Rua Azuil Loureiro, 235, no Jardim Helena Maria, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Também é possível […]

today24 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%