G1 Mundo

Argentina oficializa Daniel Raimondi como embaixador no Brasil; diplomata é visto como ‘nome técnico’

today17 de abril de 2024 4

Fundo
share close

O nome de Raimondi foi publicado no “Boletín Oficial de la República Argentina“, espécie de “Diário Oficial” do país vizinho. Era a etapa que faltava para que o novo embaixador assuma o cargo. A mudança para o Brasil deve acontecer nos próximos dias.

Raimondi assume o lugar do peronista Daniel Scioli – que foi escolhido como Secretário de Turismo, Ambiente e Esportes do governo Milei.

O novo embaixador no Brasil é diplomata de carreira e já foi vice-chanceler no governo de Mauricio Macri.



A escolha de Daniel Raimondi é vista como positiva, segundo fontes da diplomacia argentina. Ele é considerado um nome “técnico”, diferente do perfil mais “político” do antecessor Scioli.

Para a Argentina, a Embaixada no Brasil é um dos postos principais da diplomacia – e Raimondi deverá priorizar o diálogo com o Brasil em meio a divergências entre os presidentes Lula e Milei.

Antes da vinda para o Brasil, Raimondi era o representante da Argentina na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos.

O novo embaixador é formado em economia, entrou para a carreira diplomática em 1984. Ao longo da carreira, Raimondi já atuou como subsecretário de Integração Econômica Americana e Mercosul e trabalhou nas embaixadas do Chile e do Uruguai.

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Javier Milei insultar Gustavo Petro

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Javier Milei insultar Gustavo Petro

O anúncio da troca do representante argentino no Brasil já havia sido feito pelo recém presidente Javier Milei. No início de março, o Brasil concedeu autorização para que o representante do governo Argentino assuma o posto no país.

Ainda no início de 2024, a troca de Scioli foi anunciada pelo ministro do Interior, Guillermo Francos, de quem é amigo há muitos anos.

Ele havia sido nomeado pelo então presidente Alberto Fernández e estava no posto desde 2020. Historicamente peronista – grupo político de oposição a Milei –, Scioli ganhou destaque por mediar o diálogo entre o governo Fernández e a gestão Bolsonaro no Brasil.

No ano passado, chegou a se pré-candidatar como nome do peronismo à presidência da Argentina pela coalizão União pela Pátria, mas deixou a disputa na reta final para apoiar a candidatura de Sergio Massa, então ministro da Economia de Fernández, derrotado por Milei.

Daniel Scioli chegou perto do cargo em 2015. Foi candidato à presidência mas perdeu no segundo turno das eleições para o ex-presidente Mauricio Macri. Antes, foi governador da província de Buenos Aires e vice-presidente na gestão de Néstor Kirchner.

Senado da Argentina rejeita pacote de medidas de Milei

Senado da Argentina rejeita pacote de medidas de Milei




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-erupcao-de-vulcao-na-indonesia-provoca-fuga-de-centenas-de-moradores

G1 Mundo

VÍDEO: Erupção de vulcão na Indonésia provoca fuga de centenas de moradores

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas de 2 km. Em seguida, o vulcão expeliu materiais que alcançaram uma altura de 2,5 km. Monte Ruang entra em erupção na Indonésia Um vulcão entrou em erupção em uma região remota da Indonésia, o que obrigou centenas de pessoas a abandonar a área nesta quarta-feira (17), depois que a montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça. O monte Ruang, […]

today17 de abril de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%