G1 Mundo

Arqueólogo amador desvenda mistério de sinais em pinturas da Era do Gelo

today5 de janeiro de 2023 12

Fundo
share close

Especialistas já tinham notado marcas nessas pinturas — muitas delas feitas há até 20 mil anos — mas o significado delas nunca tinha sido identificado.

Agora, graças ao trabalho de um restaurador de móveis e arqueólogo amador, Ben Bacon, descobriu-se que as marcas nos desenhos estão ligadas a ciclos de vida e reprodução de animais, muitos deles caçados por nosso antepassados.

Bacon se juntou a dois acadêmicos para relatar as descobertas, publicadas no Cambridge Archeological Journal.



As pinturas rupestres, feitas em paredes de cavernas, representavam animais como renas, peixes, bisões e auroques (espécie bovina extinta). Mas pontos e marcas presentes nas pinturas deixavam arqueólogos perplexos.

Bacon analisou centenas dessas pinturas em seu tempo livre e concluiu que elas poderiam se referir a um tipo de calendário lunar, ou seja, que seriam anotações sobre os ciclos reprodutivos dos animais.

Bacon disse que foi “surreal” decifrar o que os caçadores-coletores estavam dizendo.

Pontos como esses, feitos há 23 mil anos, ajudaram os caçadores-coletores da Era do Gelo a sobreviver — Foto: Henri Breuli/Durham University/PA Wire via BBC

O restaurador de móveis passou horas na internet e na Biblioteca Britânica consultando fotos de pinturas rupestres, em busca de padrões repetidos.

Em particular, ele examinou uma marca em formato de ‘Y’ em algumas pinturas. Ele acreditava que o símbolo significava “dar à luz” porque mostrava uma linha crescendo a partir da outra.

Estes desenhos de cavalos selvagens foram criados há cerca de 30 mil anos — Foto: Neanderthal Museum, Mettmann/Durham University/PA via BBC

Com o avanço de sua pesquisa, ele compartilhou suas descobertas com amigos e acadêmicos. Eles o encorajaram a continuar com suas investigações, apesar de Bacon ser amador no ramo.

Ele colaborou com uma equipe que incluía dois professores da Universidade de Durham e um da University College London. Calculando os ciclos de nascimento de animais semelhantes nos nossos tempos, eles deduziram que o número de marcas nas pinturas rupestres era um registro, por mês lunar, das estações de reprodução dos animais.

Pontos e marcas foram usados para registrar os ciclos reprodutivos dos animais — Foto: Berenguer, M/Durham University/PA Wire via BBC

O professor Paul Pettitt, da Universidade de Durham, disse que ficou “feliz por ter levado a sério” as descobertas de Bacon.

“Os resultados mostram que os caçadores-coletores da Era do Gelo foram os primeiros a usar um calendário sistêmico e marcas para registrar informações sobre os principais eventos ecológicos dentro desse calendário.”

Esses desenhos e marcas foram feitos há 15 mil anos — Foto: Neanderthal Museum, Mettmann/Durham University/PA via BBC

“Nós conseguimos mostrar que essas pessoas, que deixaram um legado de arte espetacular nas cavernas de Lascaux [na França] e Altamira [na Espanha], também deixaram um registro precoce de contagem de tempo que acabaria virando padrão na nossa espécie.”

Bacon disse que nossos ancestrais eram “muito mais parecidos conosco do que pensávamos anteriormente. Essas pessoas, separadas de nós por muitos milênios, de repente estão muito mais próximas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferece-cinco-vagas nesta-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferece cinco vagas nesta sexta-feira

Abaixo, veja as exigências de cada chance e como concorrer a cada uma delas 1 vaga – Atendente de loja Mínimo de seis meses de experiência sem comprovação em carteira Ter Ensino Fundamental completo 3 vagas – Montador de andaimes (Edificações) Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em carteira Ensino Médio completo 1 vaga – Técnico de enfermagem do trabalho Mínimo de seis meses de experiência com comprovação em […]

today5 de janeiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%