G1 Mundo

As impressionantes imagens da erupção do vulcão que deixa México em alerta

today23 de maio de 2023 4

Fundo
share close

No domingo (21), as autoridades mexicanas elevaram o nível de alerta para o vulcão, localizado a cerca de 70 quilômetros da Cidade do México, que passou de “amarelo fase 2” para “amarelo fase 3”.

A cor amarela do chamado “Sinal de Alerta Vulcânico” significa “fique atento e prepare-se para uma possível retirada” — e a fase 3 é estabelecida quando há uma atividade considerada de média a alta.

É um nível abaixo do alerta vermelho, que implica em risco de morte. Neste caso, “você e sua família devem estar prontos para se retirar”.



Este vulcão é considerado um dos mais perigosos do mundo devido ao número de pessoas que vivem nas proximidades — Foto: GETTY IMAGES/via BBC

Popocatépetl quer dizer ‘monte fumegante’ em náuatle — Foto: EPA/via BBC

O Popocatépetl, que significa “monte fumegante” na língua náuatle, está localizado entre os estados do México Puebla e Morelos.

Popularmente conhecido como “Don Goyo”, é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo porque em um raio de 100 quilômetros vivem cerca de 25 milhões de pessoas.

O povoado de Xalitzintla, aos pés do vulcão Popocatépetl — Foto: GETTY IMAGES/via BBC

A Secretaria de Defesa Nacional mobilizou 7.275 militares para fazer frente a uma eventual retirada em massa, caso seja necessário, afirmou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, na segunda-feira. Também determinou nove rotas de saída.

“De acordo com os especialistas, ainda é um sinal amarelo fase 3. Eles conhecem bem, porque nasceram lá. Já conhecem o comportamento do vulcão”, disse López Obrador.

“Há quem afirme que quando há erupções é mais tranquilizador do que quando está em silêncio. Em todo caso, há vigilância 24 horas sobre o comportamento do vulcão”, acrescentou.

Trabalhadores de limpeza tiveram que varrer cinzas vulcânicas das ruas em Puebla — Foto: EPA/via BBC

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres informou na segunda-feira que nas últimas 24 horas foram detectadas “cinco exalações acompanhadas de vapor d’água, gases vulcânicos e cinzas”.

“Além disso, foram registrados 1.389 minutos de tremor e duas explosões”, completou.

Pediu ainda “para ninguém se aproximar do vulcão e sobretudo da cratera, devido ao risco de cair fragmentos balísticos”.

O Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, anunciou a suspensão de cerca de 1,2 mil voos no fim de semana em decorrência das cinzas.

O vulcão afetou cidades como Puebla, localizada a 130 quilômetros a sudeste da Cidade do México, onde nuvens de cinzas tomaram conta do ar e das ruas.

Além de máscaras, algumas pessoas usaram guarda-chuva para se proteger das cinzas vulcânicas — Foto: EPA/via BBC




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-comeca-nova-busca-por-madeleine-mccann,-a-menina-inglesa-desaparecida-ha-16-anos;-video

G1 Mundo

Polícia começa nova busca por Madeleine McCann, a menina inglesa desaparecida há 16 anos; vídeo

Desta vez, a busca vai estar centralizada numa barragem a aproximadamente 50 km do local onde a criança menina desapareceu há 16 anos, na região do Algarve, em Portugal (veja vídeo acima). A menina britânica desapareceu em 13 de maio de 2007, quando passava férias com a família num resort em Portugal. Na época, ela tinha 3 anos. Desde então, o caso mobilizou polícias de diversos países e causou comoção […]

today23 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%