Nesta quarta-feira (8) a Igreja Assembleia de Deus, maior denominação evangélica do país, celebrou o primeiro batismo realizado no Brasil, que aconteceu em 8 de junho de 1911.
A celebração foi realizada pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus, em Belém do Pará, quando Celina Martins Albuquerque desceu às águas.
Os missionários de origem sueca chegaram ao Brasil para se tornarem membros de uma igreja batista, porém, a doutrina pentecostal herdada da influência americana acabou tirando eles da denominação.
Daniel Berg e Gunar Vingren saíram da igreja batista com outros 13 cristãos, fundando uma congregação na casa de Celina Albuquerque, de onde surgiu a Assembleia de Deus.
Gunnar Vingren registrou que sentiu o ardor missionário ao ler uma matéria de uma revista, quando tinha 18 anos, onde falava sobre o sofrimento de povos estrangeiros ainda não alcançados pelo Evangelho.
“Subi para o meu quarto e ali prometi a Deus pertencer-lhe e pôr-me à sua disposição, para honra e glória de seu nome. Orei também insistentemente para que Ele me ajudasse a cumprir esta promessa”, registrou.
Com o chamado para anunciar o Evangelho, Gunnar Vingren acabou sendo direcionado ao Brasil, juntamente com Daniel Berg. A denominação fundada por eles acabou se tornando uma das maiores do mundo.
Publicar comentários (0)