G1 Mundo

Ataque israelense mata comandante de equipe especial do Hezbollah, no Líbano

today8 de janeiro de 2024 2

Fundo
share close

Wissam al-Tawil estava com outro combatente dentro de seu carro quando foi atingido na cidade de Majdal Selm, no sul do Líbano, disseram fontes de segurança para a agência de notícias Reuters.

Segundo o Hezbollah, 130 combatentes já morreram desde o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro.

O secretário-geral do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, alertou Israel em dois discursos durante a última semana para não lançar uma guerra em grande escala contra o Líbano.



“Quem pensa em guerra conosco irá se arrepender”, disse ele.

Veículos militares israelenses são vistos em estrada próxima à fronteira com a Faixa de Gaza em 8 de janeiro de 2024 — Foto: Tyrone Siu/REUTERS

Há mais de um mês, Israel avança pelo território palestino na Faixa de Gaza. Nesta segunda, combates próximos do principal hospital na região central de Gaza fizeram com que médicos, pacientes e pessoas refugiadas fugissem da região.

Omar al-Darawi, funcionário do hospital, disse que o hospital foi atingido diversas vezes nos últimos dias e que os pacientes foram concentrados em um andar para que os demais médicos possam atendê-los com mais facilidade.

Israel diz que concluiu em grande parte grandes operações no norte de Gaza e agora está se concentrando na região central e na cidade de Khan Younis, no sul.

Papa pede cessar-fogo em todas as frentes

Papa fala durante seu discurso anual para diplomatas em 8 de janeiro de 2024 — Foto: Simone Risoluti/REUTERS

O Papa Francisco, ao abordar os conflitos no Médio Oriente durante seu discurso anual para diplomatas nesta segunda, pediu um “cessar-fogo em todas as frentes, incluindo o Líbano”.

Ele condenou o ataque transfronteiriço do Hamas em 7 de outubro, de Gaza ao sul de Israel, como um ato “atroz” de “terrorismo e extremismo” e renovou o apelo à libertação imediata daqueles que ainda estão detidos por militantes em Gaza.

“É necessário um maior esforço por parte da comunidade internacional para defender e implementar o direito humanitário, que parece ser a única forma de garantir a defesa da dignidade humana em situações de guerra”, afirmou.

O pontífice também disse que o ressurgimento do anti-semitismo desde o início da guerra em Gaza é um “flagelo” que deve ser eliminado da sociedade.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, apresentou nesta quinta-feira (4) os planos de Israel para o próximo estágio de sua guerra em Gaza, com uma abordagem mais direcionada na região norte do enclave e continuando a perseguição a líderes do Hamas no sul.

Israel está reduzindo suas forças em Gaza para permitir que milhares de reservistas retornem a seus empregos. O país também foi pressionado internacionalmente para adotar operações de combate menos intensas.

Ele afirmou que as operações incluirão batidas, demolição de túneis, ataques aéreos e por terra e operações das forças especiais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

criminosos-apontam-arma-contra-bebe-de-um-ano-durante-assalto-a-turistas-no-litoral-de-sp:-‘covardia’;-video

G1 Santos

Criminosos apontam arma contra bebê de um ano durante assalto a turistas no litoral de SP: ‘covardia’; VÍDEO

Casal de Sorocaba (SP) havia acabado de chegar em Guarujá (SP) e estava a caminho da praia. Assaltantes apontam arma para bebê de um ano durante roubo a turistas em Guarujá, SP Dois criminosos apontaram a arma contra uma bebê de um ano durante um assalto aos pais, turistas em Guarujá, no litoral de São Paulo. O casal de Sorocaba, do interior paulista, havia acabado de chegar à cidade e […]

today8 de janeiro de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%