G1 Mundo

Ataque russo em Odessa deixa 1 morto e danifica maior catedral da cidade

today23 de julho de 2023 8

share close

Um ataque aéreo da Rússia à cidade ucraniana de Odessa deixou uma pessoa morta e 19 outras feridas, incluindo quatro crianças, na madrugada deste domingo (23). O bombardeio danificou seriamente a maior catedral da cidade portuária.

“Odessa: outro ataque noturno dos monstros”, disse Oleh Kiper, governador da região, no sul da Ucrânia, em mensagem no Telegram. Segundo ele, 14 pessoas foram hospitalizadas. Outras seis casas e edifícios de apartamentos foram destruídos.



Vídeo mostra incêndio dentro de igreja após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

Vídeo mostra incêndio dentro de igreja após bombardeio em Odessa, na Ucrânia

A administração militar da cidade disse que a Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou a Catedral da Transfiguração, foi severamente danificada no ataque. Consagrada em 1809, a basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC), que é ligada a Moscou.

“O ícone Kasperovska da Mãe de Deus, que é a padroeira de Odessa, foi recuperado sob os escombros”, disse o governo em seu canal Telegram.

A UOC é a segunda maior igreja da Ucrânia, embora a maioria dos crentes ortodoxos do país siga outro ramo da fé. As autoridades ucranianas acusam a UOC de manter relações com a Igreja Ortodoxa Russa, mas a organização afirma ter rompido os laços com os russos em maio de 2022.

O Ministério da Defesa da Rússia relatou ataques a alvos na área de Odessa, mas negou que tenha atingido a catedral e disse que o prédio provavelmente foi atingido por um míssil antiaéreo ucraniano.

Os russos têm atacado Odessa e outras instalações de exportação de alimentos ucranianos quase diariamente desde a semana passada, depois que se retiraram de um acordo mediado pela ONU que permitia o embarque seguro de grãos da Ucrânia.

A Rússia descreveu os ataques como uma vingança por um ataque ucraniano em uma ponte construída pelos russos para a Crimeia. A Rússia acusou a Ucrânia de usar o corredor marítimo para lançar “ataques terroristas”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Mundo

Kiev proíbe arte russa nos espaços públicos da cidade

Isso se deve a uma moratória emitida recentemente pelo conselho municipal de Kiev sobre o uso público de produtos culturais em língua russa na cidade — ou seja, livros, músicas, apresentações teatrais, concertos, assim como ofertas culturais e educacionais. E não se trata apenas de autores russos, mas de tudo que for publicamente apresentado em russo ou traduzido para o russo. Os parlamentares justificaram a medida como uma forma de proteger a Ucrânia da influência russa. "O russo é a […]

today23 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%