Prefeitura de Guarujá

Atendimento odontológico é uma das referências do Siad

today19 de junho de 2023 10

Fundo
share close

Um dos pacientes atendidos atualmente pelo serviço é Paulino dos Santos, 69 anos, que precisou extrair um dos dentes, já que em breve receberá uma dentadura

Em novembro do ano passado, o pedreiro Paulino dos Santos, de 69 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, encontra-se acamado, pois teve um lado do corpo paralisado. Ele é um dos mais de 300 pacientes acompanhados atualmente pelo Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar (Siad), da Prefeitura de Guarujá. Dentre os principais atendimentos que o idoso recebe, está o de saúde bucal feito pelo odontologista Cristiano Moraes da Silva, que há 18 anos integra o Siad.

A visita do dentista aos acamados é uma das referências do Serviço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que prioriza a humanização para a qualidade de vida dos pacientes assistidos. Diariamente, o profissional chega à sede do Siad e logo verifica os pacientes que atenderá no dia. “Costumo dizer que trabalhar no Siad é para quem tem vocação. Não é um trabalho fácil, mas o melhor momento, sem dúvidas, é quando o paciente recebe alta, o que não ocorre sempre, já que se trata pessoas acamadas”, relatou o profissional.

Na semana passada, o odontologista retornou à casa do pedreiro, na Vila Bandeirantes, na região da Enseada, que precisava extrair um dos dentes. “Está inflamado e é necessário fazer essa retirada para evitar que este paciente tenha outros problemas de saúde”, explica o dentista.

A extração levou, aproximadamente, 15 minutos. Na semana que vem, Cristiano volta à casa de Paulino para tirar os pontos do idoso e também preparar o molde da futura dentadura que ele passará a usar, o que deve levar um mês para ser produzida pelo Centro de Especialidades Odontológicas. “Fazemos um trabalho de tratamento preventivo, como limpeza, e de remoção de tártaro”, explica.



A maior cuidadora de Paulino é sua esposa, Genice de Santana Santos, que elogia o serviço prestado pelo Siad. “Acho ótimo, porque graças a Deus o atendimento é feito todo em casa. Se o serviço não existisse, seria bastante difícil levá-lo até uma unidade para ele receber atendimento”, conta.

Serviço

A sede do Siad fica na Rua Buenos Aires, 226 – Vila Maia. Os telefones são: 3341 6608 e 3384 3219. O corpo técnico do Serviço é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos e podologista.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

submersivel-que-levava-turistas-para-ver-o-titanic-desaparece,-diz-bbc

G1 Mundo

Submersível que levava turistas para ver o Titanic desaparece, diz BBC

Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam a bordo. Naufrágio do Titanic é reconstituído em 3D pela primeira vez Um veículo submersível que era utilizado para levar turistas até o Titanic desapareceu no Oceano Atlântico, confirmou a Guarda Costeira de Boston para a rede estatal britânica BBC. Com isso, um processo de buscas e resgate teve início. Ainda não há informações sobre quantas pessoas estariam a bordo, se eram […]

today19 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%