Um dos pacientes atendidos atualmente pelo serviço é Paulino dos Santos, 69 anos, que precisou extrair um dos dentes, já que em breve receberá uma dentadura
Em novembro do ano passado, o pedreiro Paulino dos Santos, de 69 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, encontra-se acamado, pois teve um lado do corpo paralisado. Ele é um dos mais de 300 pacientes acompanhados atualmente pelo Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar (Siad), da Prefeitura de Guarujá. Dentre os principais atendimentos que o idoso recebe, está o de saúde bucal feito pelo odontologista Cristiano Moraes da Silva, que há 18 anos integra o Siad.
A visita do dentista aos acamados é uma das referências do Serviço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que prioriza a humanização para a qualidade de vida dos pacientes assistidos. Diariamente, o profissional chega à sede do Siad e logo verifica os pacientes que atenderá no dia. “Costumo dizer que trabalhar no Siad é para quem tem vocação. Não é um trabalho fácil, mas o melhor momento, sem dúvidas, é quando o paciente recebe alta, o que não ocorre sempre, já que se trata pessoas acamadas”, relatou o profissional.
Na semana passada, o odontologista retornou à casa do pedreiro, na Vila Bandeirantes, na região da Enseada, que precisava extrair um dos dentes. “Está inflamado e é necessário fazer essa retirada para evitar que este paciente tenha outros problemas de saúde”, explica o dentista.
A extração levou, aproximadamente, 15 minutos. Na semana que vem, Cristiano volta à casa de Paulino para tirar os pontos do idoso e também preparar o molde da futura dentadura que ele passará a usar, o que deve levar um mês para ser produzida pelo Centro de Especialidades Odontológicas. “Fazemos um trabalho de tratamento preventivo, como limpeza, e de remoção de tártaro”, explica.
A maior cuidadora de Paulino é sua esposa, Genice de Santana Santos, que elogia o serviço prestado pelo Siad. “Acho ótimo, porque graças a Deus o atendimento é feito todo em casa. Se o serviço não existisse, seria bastante difícil levá-lo até uma unidade para ele receber atendimento”, conta.
Serviço
A sede do Siad fica na Rua Buenos Aires, 226 – Vila Maia. Os telefones são: 3341 6608 e 3384 3219. O corpo técnico do Serviço é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos e podologista.
Publicar comentários (0)