G1 Santos

Automação residencial pode ser tornar o futuro da construção civil

today26 de julho de 2022 13

Fundo
share close

Ramo segue cada vez mais sendo procurados por construtoras e clientes

Durante o Summit da Construção, que aconteceu no dia 4 de julho, no auditório do Grupo Tribuna, muito se foi debatido sobre tendências que o setor pode trazer nestes próximos anos.

Falando sobre isso, uma das alternativas que as construtoras precisam estar de olho para não ficarem pra trás é em relação a automação residencial. A prática, voltada para deixar a residência inteligente, vem atraindo cada vez mais as pessoas interessadas em adquirir uma nova casa.



Segundo Vitor Dourado, CEO da Quatri Automação, as empresas de construção precisam começar a se atentar para este ramo. “A importância de a construtora pensar na automação é o mesmo dela pensar em ar condicionado anos atrás, temos que pensar no futuro e isso vai ser praticamente obrigatório em todos os apartamentos em breve”.

Projeto desenvolvido pela designer de interiores Helenice Cardoso — Foto: André Mello

Além disso, Dourado também cita a automação como um dos pontos que faz a residência valorizar ainda mais. Segundo pesquisa feita recentemente pela Consumer Reports, um projeto pode ter 5% do seu valor aumentado pela presença de objetos inteligentes no local.

A automação residencial traz diversas vantagens para as pessoas que passaram a ficar mais em casa por conta da pandemia. Um desses benefícios é a criação do sistema inteligente, com programação de cenas pré-escolhidas que podem ser acionados por comando de voz, keypads, tablets, smartphones e controles remotos.

Diversas opções são disponibilizadas com o uso da automação — Foto: Divulgação/Quatri

Um dos exemplos é o ‘Modo Cinema’, que ao escolher seu comando já programado, se tem uma diminuição de luzes, além de ligar ar condicionado e pipoqueira tudo em um só botão.

Ainda assim, as construtoras precisam pensar neste benefício durante a fase de construção, já que a automação requer toda uma infraestrutura para funcionar, como espaços para a passagem de cabos e lugares que tenham espaço para o quadro de energia.

“O que oferecemos também é criar uma casa conceito para as pessoas. Fazer o cliente ter uma experiência decorativa antes mesmo de fechar a compra”, afirma o CEO da Quatri Automação que já atua no segmento desde 2012. Ele acredita que toda essa parte mais tecnológica acaba dando ainda mais sofisticação para o recinto, atraindo os olhares dos clientes.

Outro detalhe importante sobre a tecnologia é facilitar a vida dos corretores, que podem apresentar o imóvel de forma remota para os interessados, ou criar uma apresentação personalizada dentro do próprio decorado na visita presencial.

Evento reuniu construtoras e especialistas do setor

Encontro realizado pela Grupo Tribuna abordou diversos temas do setor da construção civil aqui da região. Com painéis e palestras de especialistas, foram debatidos sobre o cenário atual, as principais barreiras e as expectativas de crescimento do setor nos próximos anos.

O país vem passando por alguns problemas que podem frear esse crescimento, como é o caso de o aumento de insumos para as obras serem realizadas. A apresentação de retrofits e construtechs são alternativas para aumentar ainda mais a valorização da construção civil.

Em relação as startups voltadas para o mercado, Manuel Farias Toledo, CEO da Obra Lean, trouxe seu projeto que visa diminuir o tempo esperado das construções com um sistema que detalha tudo que acontece durante o processo de construção.

Neste mesmo caminho, é importante observar esta parte da automação, que é valorizada cada vez mais no mercado. Até 2028, é esperado que este ramo movimente cerca de 163 bilhões de dólares, segundo a Juniper Research

Summit da Construção Civil conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-entrega-estacoes-de-sustentabilidade-revitalizadas-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá entrega Estações de Sustentabilidade revitalizadas nesta terça-feira

Equipamentos podem receber resíduos limpos como papel, vidro, plástico e metal A Prefeitura de Guarujá entrega três Estações de Sustentabilidade revitalizadas nesta terça-feira (26), a partir das 14h30. Os equipamentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), onde a população pode destinar resíduos limpos como papel, vidro, plástico e metal, foram reformados e serão reativados na Praça do Povo (Santa Rosa), Praça Possidônio Xavier de Jesus (Santo Antônio) e Praça […]

today26 de julho de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%