G1 Santos

Autoridade Portuária contrata empresa que fará modelagem do túnel Santos-Guarujá

today22 de dezembro de 2023 3

Fundo
share close

A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a contratação da empresa que fará a modelagem do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a empresa, a consultoria garantirá segurança ao empreendimento.

A responsável por elaborar a modelagem jurídica e econômica do túnel será a Fundação Vanzolini, uma organização sem fins lucrativos. A contratação foi aprovada pelo Conselho de Administração (Consad) da APS na última quinta-feira (21).

Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a largada formal para a obra foi dada após 18 reuniões com as prefeituras de ambas as cidades, além da comunidade portuária e a população regional. Foram meses de debates sobre o projeto, que é aguardado há quase um século.



O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo.

“Nessas reuniões, conseguimos chegar a um consenso sobre o traçado do túnel, que evitará desapropriações e tornará possível cumprirmos um cronograma que prevê lançamento do edital em 2024, início da obra entre 2024 e 2025, e conclusão entre 2028/2029”, afirmou Pomini.

De acordo com Pomini, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente Lula (PT) solicitaram prioridade para a obra, “uma vez que o Porto de Santos é responsável por 30% da corrente comercial do País com o mundo”.

A responsável pela modelagem é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estudante-compoe-musica-inspirada-na-lei-de-inclusao,-vence-concurso-e-sonha-em-viver-da-arte;-video

G1 Santos

Estudante compõe música inspirada na Lei de Inclusão, vence concurso e sonha em viver da arte; VÍDEO

Um estudante, de 18 anos, de Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi escolhido pelo júri técnico como ganhador de um concurso de composição de músicas, ' Vozes pela Igualdade', desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Ministério Público (MP-SP) com temática de combate ao capacitismo. Kallyl Santana da Silva compôs a 'Artigo 88', inspirada na Lei Brasileira de Inclusão, e na música 'Baião', de […]

today22 de dezembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%