G1 Mundo

Autoridades da Pensilvânia atualizam grafia do nome de Danilo Cavalcante nos registros

today14 de setembro de 2023 20

Fundo
share close

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Ele também pode ir a julgamento pelos crimes de roubo que cometeu enquanto fugia. Danilo teria pego roupas, suprimentos e até mesmo uma arma calibre 22.

Independente do novo julgamento, no entanto, Cavalcante cumprirá sua atual pena – de prisão perpétua – em um presídio de segurança máxima no condado de Montgomery, no norte da Pensilvânia. Ele foi levado à prisão já na noite de quarta-feira, após sua captura.



Montagem mostra Danilo Cavalcanti antes de fugir de presídio na Pensilvânia e após ser capturado, em 13 de setembro de 2023. — Foto: Chester County Prison via AP e Pennsylvania State Police/Reuters

Após a captura, Danilo Cavalcante foi levado à delegacia de Avondale, uma pequena cidade no sudoeste da Pensilvânia. Ele foi interrogado e transferido.

A captura aconteceu no 14º dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques. Mesmo assim, Cavalcante, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador.

Os investigadores disseram que a Justiça agora vai decidir se a fuga implicará uma pena adicional.

“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.

Infográfico mostra o histórico de Danilo Cavalcante desde sua fuga até a captura — Foto: Arte/g1

No período de fuga, o brasileiro foi visto algumas vezes por câmeras de segurança e moradores. A última delas antes da captura foi na cidade de South Coventry, no condado de Chester, no leste da Pensilvânia.

Lá, ele roubou um rifle na porta da garagem de um morador de South Coventry, que estava aberta. O morador viu e trocou tiros com o brasileiro, mas os investigadores acreditavam que Cavalcante não chegou a ser atingido, porque, segundo a investigação, o brasileiro conseguiu correr para uma floresta.

Um cerco foi então montado na região, a 32 quilômetros da prisão de onde ele escapou, e a 74 quilômetros da cidade da Filadélfia, a maior cidade da Pensilvânia e perto também de Nova York.

“Nós o consideramos desesperado, o consideramos perigoso, toda a dinâmica confirma para nós que ele tem uma arma”, afirmou o tenente-coronel George Bivens, responsável pela megaoperação, na terça-feira (12).

Bivens afirmou na ocasião ter certeza que Cavalcante estava dentro do perímetro de buscas estabelecido e que ele seria preso “o quanto antes”.

As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e chegar mais perto do brasileiro foram:

  • Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
  • O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa em South Coventry;
  • A rota de fuga não-linear. Segundo a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;
  • Durante a fuga, o brasileiro costumava se mover durante a noite. “Ele só caminhava de dia se pressionado por nossas patrulhas”, disse Bivens.

Durante as operações de busca, escolas chegaram a cancelar aulas, e as autoridades pediram que moradores evitassem sair de casa e trancassem portas.

“Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa”, publicou a polícia em uma rede social durante o período em que Cavalcante esteve foragido.

A megaoperação de buscas também angariou críticas pela demora em encontrar o fugitivo dentro de um perímetro de poucos quilômetros. O tenente-coronel George Bivens negou falhas. Ele disse que a tática foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse acuado e fosse finalmente encontrado.

“A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso o quanto antes”, disse Bivens na terça-feira.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-fuga,-brasileiro-capturado-nos-eua-recebe-nova-acusacao-e-vai-depor-a-justica-no-fim-do-mes

G1 Mundo

Após fuga, brasileiro capturado nos EUA recebe nova acusação e vai depor à Justiça no fim do mês

Segundo a Justiça norte-americana, Cavalcante será julgado novamente, agora pelo crime fuga criminosa - ele fugiu de um presídio na Pensilvânia em 31 de agosto escalando paredes. A Promotoria da Pensilvânia também analisa se irá denunciá-lo por crimes de roubo - durante os 14 dias em que esteve foragido, o brasileiro invadiu casas e levou comida, roupas e até uma arma de moradores (leia mais abaixo). Mas a Justiça local […]

today14 de setembro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%