G1 Mundo

Autoridades do México investigam se cartel matou 30 pessoas de uma vila no interior do país

today7 de janeiro de 2024 11

Fundo
share close

Os corpos de cinco pessoas foram encontrados carbonizados dentro de uma caminhonete no estado de Gerrero, no México, na sexta-feira (5). Pode haver cerca de 30 vítimas, pois durante a semana passada houve relatos de um ataque a uma vila remota no interior do país.

Segundo o Ministério Público do país, a região onde houve o assassinato é disputada pelos seguintes grupos criminosos:

  • La Familia Michoacana e
  • Los Tlacos.



Na sexta-feira, o padre Filiberto Velázquez, diretor da uma organização de direitos humanos Minerva Bello, afirmou que uma vila remota no interior do estado foi atacada por membros da Família Michoacana.

A comunidade é isolada e, depois dos ataques, o contato por telecomunicações com o local foi perdido.

Os policiais estavam a caminho dessa vila quando encontraram a caminhonete com os corpos carbonizados. O número de vítimas mortas pode ser maior: de acordo com os relatos iniciais sobre o ataque contra a vila, havia 30 vítimas, mas ainda não há dados sobre o estado delas.

Velázquez afirmou que 30 moradores da vila estão desaparecidos. A comunidade é de agricultores, que começaram a ser armar pois a região não estava sendo atentida pelas forças do Estado.

O Ministério Público do estado de Guerrero disse que nenhuma informação foi obtida sobre pessoas feridas, desaparecidas ou privadas de liberdade e que por isso não se pode dizer que houve algum outro crime, além do suposto assassinato das cinco pessoas carbonizadas na caminhonete.

No entanto, o padre Velázquez disse que seis pessoas que sobreviveram ao ataque chegaram a pé à cidade de Tetela del Río para receber tratamento por ferimentos de bala.

Governo diz que é confronto entre cartéis

O diretor de comunicações do governo de Guerrero, René Posselt, descartou que o caso tenha sido um ataque direto à comunidade e disse à agência de notícias AP que “tudo indica um confronto entre grupos de crime organizado naquela área”.

Posselt informou que o Ministério Público e outras autoridades estão investigando a veracidade de um vídeo divulgado na sexta-feira nas redes sociais, no qual supostos membros da organização criminosa Familia Michoacana exibem corpos que supostamente pertenciam a integrantes do grupo rival Los Tlacos.

Velázquez afirmou que o conflito entre Familia Michoacana e Los Tlacos já obrigou cerca de 80 habitantes da cidade de Buenavista de los Hurtado a deixar o local e se mudar para Tetela del Río.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

boeing-737-max:-o-historico-de-problemas-de-aviao-envolvido-em-incidente-com-alaska-airlines

G1 Mundo

Boeing 737 Max: o histórico de problemas de avião envolvido em incidente com Alaska Airlines

A FAA disse que, no total, 171 aviões terão seus voos temporariamente suspensos para inspeções. No Brasil, a panamenha Copa Airlines é a única companhia aérea a operar com esse tipo de aeronave (ler mais abaixo). Os aviões são utilizados nos voos que ligam a Cidade do Panamá aos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. O incidente no voo da Alaska Airlines, que deixou […]

today7 de janeiro de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%