G1 Mundo

Avião com combustível feito somente de açúcar e gordura faz primeiro voo transatlântico

today29 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

A empresa de aviação do bilionário Richard Branson, Virgin Atlantic, realiza o primeiro voo com combustível 100% sustentável (chamado de SAF, na sigla em inglês) nesta terça-feira (28). O anúncio foi publicado nas redes sociais.

“Estou muito orgulhoso de estar a bordo do Flight100 da @VirginAtlantic hoje, o primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) do mundo por uma companhia aérea comercial”, escreveu. O voo sairá do aeroporto de Londres com destino a Nova York.

O combustível é feito de duas misturas:



  • 88% de HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos), feito de gordura;
  • 12% de SAK (Querosene Aromático Sintético), feito de açúcar vegetal.

O g1 entrou em contato com a empresa para confirmar se a gordura usada no HEFA é vegetal ou animal, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.

O SAF representa menos de 0,1% dos volumes globais de combustível de aviação e os padrões de combustível permitem apenas uma mistura de 50% de SAF em motores de jatos comerciais.

“(Mesmo que o mercado seja pequeno, por ora), essa é a única solução viável para a descarbonização dos voos de longo curso”, disse o bilionário em nota.

A empresa também fez uma parceria com a Virgin Unite e o Rocky Mountain Institute (RMI) para coletar informações sobre possível emissões de carbono durante o voo.

“Os testes irão fazer a ciência avançar e ajudar a desenvolver voos que poderão reduzir significativamente o impacto climático da aviação“, declarou o bilionário em nota.

Equipe de Branson em viagem — Foto: Divulgação

O bilionário também escreveu que voar no Flight100 o fez lembrar de outros momentos de inovação no mundo da aviação. “(Lembro) quando tentamos encorajar a Airbus e a Boeing a fabricarem os seus aviões utilizando compostos de fibra de carbono”.

A medida visava reduzir a quantidade de combustível, que consequentemente diminuiria a emissão de carbono.

À época, segundo Branson, as empresas não acharam que seria possível. Então contratou o engenheiro aeroespacial Burt Rutan para construir o avião, chamado de Virgin Atlantic GlobalFlyer. “Voamos sem escala, quebrando recordes, para mostrar que a fibra de carbono funcionava”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dois-irmaos-brasileiros-sao-presos-na-espanha-por-vinculo-com-grupos-terroristas

G1 Mundo

Dois irmãos brasileiros são presos na Espanha por vínculo com grupos terroristas

Segundo as autoridades espanholas, os dois homens faziam parte de um processo de radicalização e usavam aplicativos de mensagem para enaltecer e promover o grupo terrorista. Eles ainda teriam divulgado atividades terroristas realizadas em diversos locais, manuais de preparo de explosivos e envenenamento, segurança cibernética e hacking. A investigação contou ainda com participação do FBI e da Polícia Federal do Brasil. Os agentes realizaram buscas numa casa associada aos detidos […]

today29 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%