G1 Mundo

Avião da FAB que buscará segundo grupo de brasileiros na Faixa de Gaza decolará do Rio nesta quinta

today6 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai repatriar um segundo grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza decolará na manhã desta quinta-feira (7) do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Cairo, capital do Egito. A partida está prevista para as 9h.

O grupo a ser repatriado já está em Rafah, cidade na fronteira entre Gaza e o Egito, à espera de autorização para deixar a região.

No último fim de semana, 7 brasileiros que estavam em Khan Younes, cidade palestina um pouco mais distante da fronteira com o Egito, juntou-se ao grupo em Rafah.



Alessandro Candeas — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Entre as famílias que aguardam para deixar a Faixa de Gaza, está a do brasileiro Mohammed Adwan. O empresário de Florianópolis está na região desde fevereiro após a morte de sua mãe e de um irmão.

Acompanhado de sua mulher e das duas filhas, de 6 e 9 anos, Adwan aguarda na cidade de Rafah a liberação da passagem para o Egito.

Em conversa com a GloboNews, ele contou que está em contato constante com a Embaixada e que na terça-feira (5) foi informado “que a hora da partida está muito próxima” e que eles devem se preparar.

Ao todo, o Brasil já repatriou cerca de 1,5 mil cidadãos que estavam no Oriente Médio, operação de repatriação considerada pelo governo a maior da história envolvendo brasileiros no exterior. Ao todo:

  • 1,4 mil brasileiros foram repatriados de Israel
  • 32 brasileiros e parentes foram repatriados da Cisjordânia
  • 32 brasileiros e parentes foram repatriados de Gaza

A abertura da fronteira de Gaza com o Egito envolveu integrantes de países como Egito, Israel, Estados Unidos, Catar e até do Hamas, em um trabalho considerado “complexo e difícil” por diplomatas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

taylor-swift-dobra-sua-fortuna-em-um-ano-e-vira-1a-cantora-bilionaria-so-com-renda-de-musicas-e-shows

G1 Mundo

Taylor Swift dobra sua fortuna em um ano e vira 1ª cantora bilionária só com renda de músicas e shows

O fenômeno Taylor Swift, que tem atingido sucessivos recordes, alcançou outro feito histórico. Com a "The Eras Tour", a artista norte-americana de 33 anos se tornou a primeira cantora da história a atingir, em carreira individual, uma fortuna bilionária com base apenas na renda de músicas e shows. Em um ano, a riqueza da loirinha dobrou: passou de US$ 570 milhões em 2022 para US$ 1,1 bilhão em 2023, segundo […]

today6 de dezembro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%