G1 Mundo

Avião em que Prigozhin estava apresentou problema nos últimos 30 segundos antes da queda, indicam dados

today24 de agosto de 2023 15

Fundo
share close

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e outras nove pessoas estavam em um voo que caiu na região de Moscou na quarta-feira (23) e todos que estavam a bordo morreram, segundo as agências de aviação e de serviços de emergência da Rússia. Dados de rastreamento mostram que o avião não teve problemas até os últimos 30 segundos de voo, quando sofreu uma uma queda vertiginosa.

O jato executivo Embraer Legacy 600 viajava de Moscou para São Petersburgo quando fez uma “vertical descendente repentina”, disse Ian Petchenik da plataforma Flightradar24, que monitora voos de todo o mundo.

Jato da Embraer que caiu na Rússia transporta até 15 passageiros e custa cerca de R$ 68 milhões. — Foto: Arte g1



Informações recolhidas pelo site mostram que o jato passou por uma série de subidas e descidas de alguns milhares de pés cada a partir das 18h11. Pouco depois, às 18h19 a aeronave despencou mais de 8 mil pés de sua altitude de cruzeiro de 28 mil pés.

“O que quer que tenha acontecido, aconteceu rapidamente”, disse Petchenik. “Eles podem ter lutado [com a aeronave] depois do que aconteceu, mas não havia nenhuma indicação de que tivesse algo errado com a aeronave.”

Em um vídeo do momento do acidente é possível ver a aeronave descendo rapidamente com o nariz apontando quase diretamente para baixo e uma nuvem de fumaça ou vapor.

Investigadores russos abriram uma investigação criminal para determinar o que aconteceu. Algumas fontes não identificadas disseram à mídia russa acreditar que o avião havia sido abatido por um ou mais mísseis, mas isso não foi confirmado.

A fabricante brasileira de aviões Embraer SA disse que não tem prestado nenhum serviço ou suporte nos últimos anos ao avião, que acomoda cerca de 13 pessoas. A empresa afirmou em comunicado que cumpriu as sanções internacionais impostas contra a Rússia.

Avião cai na Rússia e dez morrem; segundo o governo russo, Yevgeny Prigozhin, do Grupo Wagner, estava a bordo — Foto: Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

considerado-proximo-a-prigozhin,-general-russo-sergei-surovikin-e-demitido-do-cargo

G1 Mundo

Considerado próximo a Prigozhin, general russo Sergei Surovikin é demitido do cargo

Apontado por fontes americanas como suposto cúmplice na rebelião armada contra Putin, Surovikin não é visto desde junho. Próximo a Prigozhin, general russo Sergei Surovikin é demitido do cargo O general russo Sergey Surovikin, vice-comandante das operações militares da Rússia na Ucrânia, foi demitido do cargo nesta terça-feira (22). Considerado próximo a Prigozhin, Surovikin era apontado por fontes americanas como suposto cúmplice na rebelião armada contra Putin e não é […]

today24 de agosto de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%