G1 Mundo

Azerbaijão e Armênia concordam em cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh

today20 de setembro de 2023 7

Fundo
share close

“Com a mediação do comando do contingente de manutenção da paz russo estacionado em Nagorno-Karabakh, foi alcançado um acordo sobre a cessação completa das hostilidades a partir das 13h (6h no horário de Brasília) do dia 20 de setembro de 2023”, disse o governo.

O trato foi firmado cerca de 24 horas depois que o Azerbaijão iniciou uma ofensiva para assumir o controle da região separatista de maioria étnica armênia.

Durante a tarde desta quarta-feira (20) funcionários da missão de paz da Rússia no país (entenda mais abaixo) morreram enquanto voltavam de um posto de observação, informou o governo russo.



O veículo que eles estavam foi alvejado por tiros. Moscou não informou quantas pessoas estavam dentro do carro.

Azerbaijão rompe cessar-fogo com Armênia

Azerbaijão rompe cessar-fogo com Armênia

A nova incursão deixou cerca de 100 mortos, segundo o governo local, e aumentou as tensões entre os vizinhos Azerbaijão e Armênia.

O enclave Nagorno-Karabakh, de maioria étnica armênia, se separou do Azerbaijão com o apoio da Armênia em 1994. À época, uma primeira guerra deixou mais de 30.000 mortos.

Os dois países chegaram a iniciar um novo conflito, em 2020, que terminou com conquistas territoriais do Azerbaijão e um cessar-fogo obtido com a mediação da Rússia.

Desde então, os russos são responsáveis por manter a paz na região e negociar com os dois governos por acordos de não-agressão. Nesta terça, Moscou também se ofereceu para intermediar o novo conflito e afirmou que suas forças continuarão cumprindo a missão de paz.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bebe-de-1-ano-morre-por-overdose-de-fentanil-em-centro-para-criancas-em-nova-york

G1 Mundo

Bebê de 1 ano morre por overdose de fentanil em centro para crianças em Nova York

A polícia acredita que o contato dele com a droga tenha acontecido através do tapete de cochilo utilizado por ele no centro para crianças em que ficava durante o dia. Outras três crianças entre 8 meses e 2 anos foram internadas no hospital após serem expostas ao narcótico. O centro para crianças, localizado no bairro do Bronx, operava em um apartamento e recebia crianças de 8 meses a 12 anos. […]

today20 de setembro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%